Por solicitação do líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), a escolha da presidência das 20 comissões permanentes da Câmara no colégio de líderes pelo foi adiada para esta quarta-feira (10), às 10h30. O líder petista solicitou o adiamento porque o partido ainda não decidiu, dentre as comissões de seu interesse, as três que pleiteará. A bancada se reúne às 14h30 desta terça-feira para chegar a uma definição.
A definição dos partidos segue o critério da proporcionalidade partidária. “Estamos em dúvida entre sete comissões. Na área de infra-estrutura, temos interesse nas comissões de Minas e Energia, Transportes e Ciência e Tecnologia. Também temos interesse nas comissões de Educação, Seguridade Social, Direitos Humanos e Fiscalização e Controle. Como só temos três, pedimos mais tempo para fecharmos essa escolha”, informou.
Ferro explicou, que devido ao ano eleitoral, o partido optará pelas comissões que serão mais solicitadas durante os embates políticos. “Queremos as comissões onde ocorrerão os grandes debates. A área de infra-estrutura, por exemplo, será muito solicitada. Por lá, passarão todos os debates relacionados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Temos ainda a preocupação com o novo plano de Direitos humanos e também com as questões relacionadas à organização das grandes metrópoles brasileiras”, explicou.
Votações – Na pauta de votações do Plenário desta terça-feira, ficou acertada a discussão da proposta de emenda à Constituição (PEC) 358/05, do Senado, que corresponde à segunda etapa da reforma do Judiciário e acaba com o nepotismo na Justiça. Também será apreciado o PL 6417/09, do Executivo, que concede promoção “post mortem” ao diplomata e poeta Vinícius de Moraes. A sessão do Congresso Nacional para apreciação de vetos presidenciais ficou marcada para às 19h, no plenário da Câmara.
Pré-sal – Os três projetos do pré-sal ainda pendentes de aprovação serão apreciados nesta quarta-feira (10).
Edmilson Freitas