O deputado Ricardo Berzoini (PT-SP) fará nesta quarta-feira (10), no Plenário da Câmara, seu discurso de despedida da presidência do Partido dos Trabalhadores, cargo que ocupava há quatro anos. Na ocasião, Berzoini também aproveitará para homenagear os 30 anos de fundação do PT, completados nesta data . O discurso será durante o Grande Expediente, por volta das 16h. O militante petista José Eduardo Dutra será o sucessor de Berzoini na presidência do PT.
“Farei meu agradecimento à bancada e aos militantes do PT, pelo apoio que tive durante estes quatro anos à frente do partido”, disse Berzoini. O parlamentar lembrou que assumiu o partido em um momento de crise, o que exigiu um esforço maior para ampliar a representatividade no país. “Em 2005, o PT enfrentava uma crise e tinha a importante missão de reeleger o presidente Lula. Não só conseguimos este objetivo, como também ampliamos para cinco o número de governadores”, destacou.
Em 2008, de acordo com o dirigente petista, o partido obteve novas conquistas nas urnas, o que fortaleceu ainda mais a sigla. Apesar das conquistas, o petista afirma que ainda há muito para se fazer. “Nas eleições de 2008, passamos para 550 prefeitos e ampliamos o número de vereadores. O PT hoje é um partido mais presente na sociedade do que era há cinco anos, mas obviamente temos que ter sempre a humildade de saber que tem muita coisa a se fazer”, afirmou.
30 anos -No balanço sobre os 30 anos de fundação do PT, o parlamentar lembrou que o partido é o símbolo das lutas sociais. “Estamos vivendo um momento de muita alegria para a militância petista. Há 30 anos, a ideia de criação de um partido dos trabalhadores era vista com ceticismo por muita gente. Conseguimos, a partir de uma experiência democrática, vinculada às lutas sociais, criar um partido que expressa, com a toda a sua força e representatividade, o pensamento de um setor importante da população, os trabalhadores. Há quase oito anos, estamos mudando o país pra melhor”, finalizou.
Vermelho – O líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PT-PE), convocou toda a bancada petista para estar em Plenário no momento do discurso de Berzoini. Ele elogiou a gestão do dirigente. “O companheiro Berzoini fez um importante trabalho à frente do partido. Por isso, achamos por bem que ele registre esse momento tão importante para nós, que é a comemoração dos 30 anos de fundação do PT, na condição de presidente”, explicou Ferro. Para a ocasião, Ferro sugeriu o uso de roupas ou acessórios vermelhos em homenagem ao PT, que tem na cor uma de suas marcas.
Edmilson Freitas