Mais uma vez as políticas brasileiras são homenageadas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na última semana a entidade comunicou que dedicará seu “mais importante prêmio” na área ambiental à ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, por seu desempenho na redução do desmatamento na Amazônia e por sua atuação internacional em defesa do meio ambiente.
Izabella será laureada com o “Campeões da Terra 2013”, na categoria Liderança Política, em cerimônia marcada para o próximo dia 18 de Setembro, em Nova York.
“A ministra fez contribuições muito valiosas na construção de uma agenda global para o meio ambiente. Ela representa um país que tem atingido grande sucesso no desenvolvimento sustentável nos últimos anos”, disse o coordenador residente da ONU no Brasil, Jorge Chediek, ao anunciar a premiação.
O prêmio Campeões da Terra é destinado a líderes de governo, da sociedade civil e do setor privado que se destacam na atuação pelo meio ambiente, desde 2005. Com a indicação, Izabella Teixeira passa ter o seu nome ao lado dos já homenageados Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, e Mikhail Gorbatchev, ex-líder soviético. Até hoje, 59 pessoas e organizações foram premiados por sua liderança, visão, inspiração e ação com o meio ambiente.
Diante da importância da homenagem, a ministra declarou estar honrada e surpresa. “Este é um prêmio que reconhece e determina que a gente faça mais”, afirmou.
De acordo com levantamentos do Ministério do Meio Ambiente, nos últimos oito anos o Brasil teve queda de 84% na taxa de desmatamento, com o índice de redução anual da cobertura verde caindo de 27 mil quilômetros quadrados, em 2004, para 4,5
Agência Brasil