Bohn Gass critica venda de ‘queijo fake’ sem especificação no rótulo da embalagem

O deputado Bohn Gass (PT-RS) criticou durante pronunciamento na Câmara dos Deputados a venda dos chamados “queijos fakes” e outros produtos como requeijão, e que não usam o leite como matéria-prima, sem a devida especificação no rótulo da embalagem. De acordo com o parlamentar, além de prejudicar o consumidor- que compra um produto achando que está adquirindo outro – a venda dessas imitações de queijo e de requeijão também prejudica os produtores de leite, que perdem mercado com a prática.

Para solucionar o problema, Bohn Gass informou que tramita na Câmara um projeto de lei de sua autoria (PL 5.298/20) que visa contornar o problema. A proposta obriga estabelecimentos comerciais que atuem no ramo alimentício a informar, de forma transparente, simples e compreensível ao consumidor, a substituição de queijo, requeijão e/ou outros lácteos por produtos análogos (parecidos ou semelhantes) ao original.

“Ao comprar um queijo, você pode estar comprando um queijo análogo, que não é queijo, porque queijo é de leite, não é vegetal hidrogenado ou amido composto modificado. Você pode comprar um requeijão que não é requeijão, que não é de leite ou de outros derivados de leite”, advertiu Bohn Gass. O parlamentar disse ainda que já existe autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a comercialização desses tipos de produto no mercado, mas que é preciso dar ao consumidor uma orientação clara sobre eles.

“Quando você vai ao mercado comprar esse produto, essa orientação tem de estar no rótulo, bem legível. Se for ao restaurante, é preciso constar no cardápio. Essa é uma preocupação, em primeiro lugar, com a informação das pessoas para a compra do alimento, em segundo, com a saúde. A pessoa pode imaginar que está ingerindo uma proteína, mas está ingerindo um outro produto, como um carboidrato”, defendeu o petista.

Defesa do produtor de leite

Além da preocupação com o consumidor, Bohn Gass alertou ainda que a ausência da especificação nas embalagens também prejudica os produtores de leite, em sua grande maioria agricultores familiares. “Então, precisamos pensar também no agricultor. No momento em que há essa comercialização, o que vai acontecer imediatamente com os nossos agricultores familiares que produzem o leite no País? O preço do leite que, frente às importações, frente à dificuldade, frente à queda do consumo brasileiro, já está mais baixo, vai cair ainda mais”, lamentou o deputado.

Para finalizar, Bohn Gass destacou ainda que é preciso explicar detalhadamente a composição do produto para também evitar a concorrência desleal de pequenos produtores de queijo e outros produtos lácteos com empresas de laticínios, que têm produtos semelhantes sem precisar usar o leite.

Héber Carvalho

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100