Natália Bonavides aciona PGR para identificar e punir responsáveis por proselitismo político em TV Pública

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) apresentou uma notícia de fato na Procuradoria-Geral da República solicitando ao órgão para identificar e punir os responsáveis por orientar locutores da partida de futebol entre Brasil e Peru, transmitida pela TV Brasil, a fazer propaganda para Bolsonaro, infringindo a lei que rege a Empresa Brasil de Comunicações (EBC).

Na transmissão do jogo entre as seleções, no último dia 13, os comentaristas da partida mandaram “abraço especial para o presidente Jair Bolsonaro, que está assistindo ao jogo” e comentaram que “o presidente torce para o Palmeiras, em São Paulo, e para o Botafogo, no Rio.” Além destas condutas ilegais, com teor e finalidade similares, foi transmitido: “Em nome da Secretaria Especial de Comunicação Social da EBC e do secretário Fabio Wajngarten, agradecemos à CBF, nas pessoas do presidente Rogério Caboclo, do secretário-geral Walter Feldman e do diretor Eduardo Zerbini. E um abraço especial também ao presidente Jair Bolsonaro que está assistindo ao jogo”.

Para Natália Bonavides, autora da representação contra Fábio Faria, ministro das Comunicações, Fábio Wajngarten, secretário-executivo do Ministério das Comunicações e Glen Lopes, diretor da EBC, a reiteração da mensagem com conteúdo similar reforça que esse tipo de conteúdo não foi acidente de condução da locução, mas uma conduta com intencionalidade planejada, e o conteúdo fere a lei que rege a EBC (Lei 11.652/2008) que proíbe qualquer tipo de proselitismo na programação das emissoras públicas de radiodifusão.

“É evidente que estamos diante do uso de uma televisão pública para proselitismo político e propaganda pessoal do presidente da República. Salta aos olhos a intenção ilegal do uso dessa importante emissora de televisão. Não há nenhum argumento razoável que torne lícita a conduta praticada nessa emissora”, defendeu a parlamentar.

Na notícia crime, a deputada solicita que o desvio no uso da emissora pública seja reprimido, sob a pena de sua transformação em instrumento de propaganda de um governante, e pede celeridade na apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos.

Assessoria Parlamentar

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo