O deputado Bohn Gass (PT-RS) registrou em plenário a realização, em São Paulo, da 1ª Conferência Nacional de Mudanças Climáticas Globais (Conclima). “Neste encontro está sendo apresentado um painel brasileiro de mudanças climáticas, cujo estudo tem pesquisadores da Embrapa, da Unicamp, que mostram um quadro trágico: a relação do tema da climatologia com a produção do agronegócio pode ocasionar grandes perdas, inclusive na produção”, destacou o petista.
“Segundo este estudo, podemos ter perdas do agronegócio brasileiro na ordem de R$ 7,4 bilhões até 2020 e, até 2070, perdas que cheguem a R$ 14 bilhões. Temos a grande preocupação climatológica, a enchente, a seca, a geada, e como isso prejudica a agricultura, e temos cada vez períodos mais curtos, das máximas das máximas e das mínimas das mínimas, do ponto de vista da climatologia”, explicou Bohn Gass.
O encontro tem por objetivo difundir os avanços do conhecimento científico sobre a variabilidade climática nacional e global, resultantes de estudos recentes de observação e de modelagem climática, de forma a subsidiar a implantação de políticas públicas e estratégias de adaptação e mitigação das variações ambientais.
A conferência, que prossegue até dia 13, é promovida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a Rede Brasileira de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Mudanças Climáticas.
Gizele Benitz