De volta do Haiti Janete Pietá pede urgência em ajuda ao país

05-02-10-pieta-D1A deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP) pediu nesta sexta-feira (5) que o Congresso Nacional aprove, com a máxima urgência, a MP 480/10, que autoriza o governo brasileiro a destinar R$ 35 milhões para recuperação do Haiti. A petista, que integrou uma missão oficial de parlamentares brasileiros ao país caribenho esta semana, pediu ainda a aprovação do PL nº 737/07, do Executivo, que cria mecanismos legais para que o governo brasileiro atenda, em tempo hábil, a pedidos de ajuda humanitária internacional, em casos semelhantes aos do Haiti.

 Atualmente, a legislação brasileira só prevê ações emergenciais para socorro interno.

Sensibilizada com a tragédia vivenciada pelo povo haitiano, que matou cerca de 200 mil pessoas e feriou outras milhares, a petista informou que encaminhará, ainda hoje, um documento ao presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP), pedindo a realização de um comissão geral, no Plenário da Câmara, para debater a situação do Haiti. “Estou encaminhando o pedido de comissão geral na Câmara para discutir mecanismos de ajuda ao povo haitiano. A situação daquele país é desumana. Eles estão vivendo abaixo da miséria”, afirmou.

Missão – No Haiti, a comitiva de parlamentares brasileiros foi recebida pelo presidente, René Préval, e pelo presidente da Câmara haitiana, entre outras autoridades. No encontro, segundo a petista, Préval pediu ao Brasil que mantenha a tropa de militares brasileiros no país e expressou o sentimento de gratidão que os haitianos têm pelo Brasil. “O presidente pediu a continuidade da missão brasileira no Haiti, não só para manter a ordem, mas também para trabalhar na reconstrução. Temos condições de colaborar bastante com aquele povo. Com certeza o governo brasileiro vai atender a solicitação”, disse.

De acordo com a petista, o presidente haitiano fez um apelo para que o governo brasileiro defenda, junto à comunidade internacional, a isenção das tarifas alfandegárias e o perdão da dívida externa do Haiti. Préval pediu ainda que o fundo soberano internacional, que está sendo criado para reconstrução do país, seja gerido pelo governo haitiano, assim como a distribuição de toda a ajuda humanitária que chega ao país à todo momento.

Janete explicou que o governo do Haiti não possui nenhum controle sobre o trabalho dos países que atuam na ajuda às vítimas. “O governo haitiano precisa comandar essa ajuda. Sem esse controle, muitas províncias haitianas acabam sendo esquecidas, porque a ajuda internacional é mal distribuída”, alertou Janete.

Edmilson Freitas

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100