A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) participou nesta terça-feira (3), em Brasília, do lançamento do Movimento Coalização Democrática pela Reforma Política e eleições limpas. O Ato Público foi promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entidades que lutam pela Reforma Política Unitária no país.
De acordo com a parlamentar petista, o movimento tem por objetivo desencadear uma campanha “cívica, unificada e solidária pela efetivação imediata de reforma política que acolha o financiamento público das campanhas eleitorais, a proibição de financiamento eleitoral por pessoas jurídicas, a adoção de mecanismos que garantam a participação das mulheres e a mais ampla participação da sociedade”, explicou.
“Temos que ir às ruas, às escolas, às universidades e às praças colher assinaturas”, defendeu a deputada. Para ela, o desafio agora é colher as assinaturas necessárias para apresentar um projeto de iniciativa popular que faça renascer de novo a esperança de que, de fato, possa acontecer uma reforma política que garanta eleições limpas com o fortalecimento da democracia com ética na política e com justiça social”, disse Fátima Bezerra.
“Em nome do Partido dos Trabalhadores, e lá estavam diversos Parlamentares do nosso partido, bem como de outros partidos também, quero saudar esse ato que traduz um gesto de unidade, de maturidade, de compromisso que os movimentos sociais, que os movimentos populares, que os partidos de esquerda têm, no sentido exatamente de fazer avançar a reforma política”, ressaltou a deputada Fátima Bezerra.
Participaram do Ato Público a Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Política com Participação Popular, e representantes da OAB, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, Plataforma dos Movimentos Sociais, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Central Única dos Trabalhadores, UNE, Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs.
CNTE – Durante a reunião da Bancada do PT na Câmara nesta terça-feira (3) a deputada Fátima Bezerra anunciou mobilização da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) em defesa da votação do Plano Nacional de Educação (PNE) que está no Senado Federal.
Representantes da entidade estão acampados no gramado do Congresso Nacional e promovem um café da manhã nesta quarta-feira, às 8h30, no local.
Gizele Benitz