O deputado José Aírton (PT-CE) elogiou, na Tribuna da Câmara, o Programa Mais Médicos, que visa suprir a carência de médicos no interior e nas periferias do país. Para o deputado, antes de tudo o programa contempla a população mais carente, aquela que não tem nenhum acompanhamento humano de saúde. Ele lembrou sua trajetória, no ano de 1996, quando foi prefeito de Icapuí (CE), e da dificuldade para se levar um médico para o interior.
“O Brasil precisa entender que estamos pensando, primeiramente, em um atendimento básico de saúde com desenvolvimento de ações de saúde junto a comunidades carentes que, muitas vezes, precisam de atenção primária e promoção de saúde. Esse exemplo esteve em Icapuí quando reduzimos a mortalidade infantil. Isso é o que chamo de atendimento básico e promoção de saúde”, disse.
Em discurso na Câmara, ele também levou solidariedade e seu apoio aos profissionais de outros países que vieram a convite do Governo brasileiro. “Repudio a atitude de alguns profissionais médicos, estudantes, que foram vaiar, xingaram e humilharam profissionais de outros países, sobretudo os cubanos, que vieram para o meu Estado e, infelizmente, aqui sofreram esse tipo de humilhação. Isso demonstra a falta de compromisso com o nosso povo”, disse.
Assessoria de Imprensa