O deputado Carlos Abicalil (PT-MT) lembrou nesta quinta-feira, em plenário, a semana em que foram inauguradas mais 78 novas escolas técnicas em todo o país. No estado de Mato Grosso são três escolas. “Milhares de jovens estão tendo acesso à instituições de elevadíssima e reconhecida qualidade”, disse Abicalil.
Mato Grosso também vai receber um novo campus da Universidade Federal do Mato Grosso, viabilizando a educação na região do Araguaia, além de um campus do Instituto Federal de Educação Tecnológica, que inicia suas atividades no próximo semestre. “É uma chance de ampliar as oportunidades em todas as regiões do estado para que milhares de jovens retomem o ensino médio técnico. É um desafio que em compete com o caráter de nosso governo, tão debruçado e preocupado com a educação dos jovens”, declarou Abicalil.
Abicalil também comentou o Plano Nacional de Direitos Humanos (PNDH), que o plenário da Câmara poderá discutir já no começo do ano o O Plano consolida leis estatuais da Constituição de 1988 e orienta debates em torno de temas antigos, mas ainda polêmicos. “A população brasileira ainda vive graves problemas como a discriminação racial, violência contra a mulher e ate mesmo o tratamento da tortura. É fundamental que tenhamos em mente a realidade cotidiana do País, que seguramente merece não apenas um debate de opinião pública, mas institucional”, disse Abicalil.
assessoria parlamentar