Parlamentares da Bancada do PT ocuparam a Tribuna nesta quarta-feira (28) para manifestar apoio à proposta de plebiscito da reforma política que começa a tramitar na Câmara com apoio de quatro partidos: PT, PDT, PSB e PCdoB. Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), que coordenou a articulação com os partidos aliados, “está dada ao Congresso Nacional brasileiro a oportunidade de ouvir a opinião do povo sobre financiamento de campanha, o sistema eleitoral, a coincidência das eleições, o estabelecimento de mecanismos de participação direta da população nos destinos políticos do nosso País”.
Ainda, de acordo com Iriny Lopes, é assim que se constrói a democracia. “E essa oportunidade de direito não poderia ser negada ao povo brasileiro. Foi uma sugestão da presidenta Dilma Rousseff e esses quatro partidos se esforçaram para transformar em realidade”.
O deputado Geraldo Simões (PT-BA) destacou “a posição coerente” dos que defendem o plebiscito como forma de atender as demandas das ruas, defendidas nas manifestações de junho. “Muito se falou em participação e fomos radicalmente cobrados pela oposição. No entanto, somente nosso governo apresentou propostas concretas. Hoje, estamos trazendo ao cenário político brasileiro uma proposta concreta de convocação de plebiscito para decidir sobre temas da Reforma Política”, frisou o petista.
A deputada Fátima Bezerra (PT-RN) elogiou a iniciativa. “O plebiscito é uma oportunidade ímpar de a população brasileira fazer valer sua opinião e definir os rumos no sistema político brasileiro. O plebiscito é o caminho mais democrático para garantir a participação popular, da sociedade, em um tema tão importante que é o da reforma política”, disse.
O deputado Sibá Machado (PT-AC) afirmou que o plebiscito vai dar “a partida definitiva” para a reforma política. “Esta Casa vai iniciar este grande debate nacional e, antes que os Parlamentares se pronunciem de maneira definitiva, o melhor dos mundos é — como disse a Presidenta Dilma — convocar a sociedade brasileira para dar o seu veredito. A Câmara está pronta para fazer cumprir a nossa lei e a vontade popular”, enfatizou o petista.
O deputado Valmir Assunção (PT-BA) defendeu rapidez na tramitação do PDC. “A Reforma Política é uma demanda que veio das ruas, das mobilizações que aconteceram no último período. É necessário que encaminhemos esta tramitação de maneira ágil para a consolidação da democracia no nosso País”.
Gizele Benitz
Tags: plebiscito, reforma política, PDC