O Líder do PT, deputado José Guimarães (CE) ocupou a Tribuna nesta quarta-feira (28) para, em nome da Bancada do Partido dos Trabalhadores, manifestar “irrestrita solidariedade” aos médicos estrangeiros que chegam ao Brasil e, ao mesmo tempo, repudiar a reação de alguns opositores ao programa contra a chegada dos profissionais estrangeiros para o Mais Médicos.
José Guimarães defendeu a ampliação do debate sobre a medida provisória 621/13 que criou o programa e fez um apelo : “Façamos um debate de mérito mas, jamais, para destilarmos qualquer posição rancorosa, preconceituosa, xenófoba ou racista contra os médicos cubanos. Precisamos levar médicos para atender às populações carentes deste imenso Brasil”, enfatizou o líder petista.
“Todas as experiências que tivemos em outros governos foram experiências vitoriosas de médicos estrangeiros que vieram ao Brasil atender as populações mais carentes. Por que esse preconceito contra os cubanos? Por que não ressaltar tudo aquilo que Cuba é hoje, do ponto de vista da Medicina? Só por razões ideológicas? Por preconceito? Não há outra razão. Os médicos cubanos não estão interferindo, muito menos impedindo os médicos brasileiros de atenderem às populações carentes deste Brasil”, afirmou José Guimarães.
De acordo com o líder petista, o Mais Médicos é um programa vitorioso porque levará médicos para todas as regiões deste País, sejam cubanos, espanhóis, portugueses, ou não. “O que deve prevalecer não é disputa ideológica, ou nenhum preconceito por causa do regime cubano. O que deve prevalecer é a necessidade de médicos humanos, que cuidem bem dos pobres, dos doentes deste País”, enfatizou Guimarães.
Para o líder do PT, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) foi um avanço e, agora, com o Mais Médicos, o SUS terá uma segunda revolução. “Ampliando a rede de atendimento, criando condições de infraestrutura em cada cidade, universalizando as unidades básicas de saúde e ampliando as UPAs —Unidades de Pronto Atendimento —, ajudando nos hospitais regionais, que têm um caráter importante, para não sobrecarregar as grandes metrópoles. E, além disso, levando médico para todas as cidades”, frisou.
Gizele Benitz
Ouça o Líder do PT na Câmara José Guimarães na Rádio PT