Seminário aponta para necessidade de aumento de recursos para a saúde pública

Rogerio05082013

O Brasil precisa ampliar, e muito, os recursos destinados ao financiamento da saúde pública. A conclusão é do deputado Rogério Carvalho (PT-SE), após seminário internacional realizado nesta terça-feira (20), para comparar o modelo brasileiro com o sistema de financiamento de outros países. O evento foi organizado pela comissão especial que trata do tema (PLP 123/12), que tem o deputado petista como relator.

“Pelo que foi apresentado no seminário constatou-se, por exemplo, que os países europeus gastam pelos menos duas vezes e meia mais recursos com a saúde do que o Brasil. Isso reforça a necessidade, já verificada por nós, de ampliar o Orçamento público para o Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Rogério Carvalho. A Alemanha, por exemplo consome 10,4% do seu PIB com assistência médica.  No evento foram apresentados os modelos de financiamento de saúde também da França, de Portugal e do Chile.

A segunda constatação, de acordo com o relator da comissão, é que o sistema brasileiro é o único que é integral, universal e 100% gratuito. “Nos demais modelos que tivemos a oportunidade de conhecer, parte do financiamento da saúde vem da contribuição dos trabalhadores ou da população”, acrescentou Rogério Carvalho.

Cinquenta por cento dos recursos para a saúde no Chile, por exemplo, vem do imposto que todo chileno paga, conforme explicou o vice-ministro da Saúde do Chile, Luis Castillo.  Na Alemanha, no sistema público, 15,5% dos recursos vem de empresas –  metade é responsabilidade do empregado e a outra metade do empregador -, mas a assistência é garantida para os filhos menores de 18 anos ou até 23 anos incompletos, se este ainda não ingressou no mercado de trabalho.

Médicos – Outra constatação que o seminário apontou, segundo o deputado Rogério Carvalho, é que a maioria dos países enfrentam as mesmas dificuldades do Brasil: Levar médicos para as regiões distantes dos grandes centros urbanos. “A situação é crítica, todos nós vivemos o mesmo drama para levar e fixar médicos nas cidades mais pobres”, acrescentou.

O deputado Rogério Carvalho disse ainda que todos os países estão passando por momento de redefinição do modelo de assistência e financiamento da saúde. “Estamos todos procurando novas formas de otimizar os investimentos e de garantir a melhor assistência para a população”, disse.

Rogério Carvalho finalizou lembrando que o seminário aconteceu em momento impar do Congresso, quando Câmara e Senado discutem e buscam alternativas para ampliar o financiamento da saúde, apreciam medida provisória que garante mais médicos para os municípios brasileiros e analisam normas que redefine a formação médica no País.  Ele anunciou também que na próxima semana apresentará o seu parecer sobre o novo modelo de financiamento da saúde pública e para a consolidação do SUS.

Participaram também do seminário a conselheira para Assuntos Sociais da embaixada da Alemanha, Annika Wörsdörfer; o professor Sebastien Jamois, da Escola Nacional de Segurança Social da França; e o integrante do Conselho Diretivo da Administração Central do Sistema de Saúde de Portugal, Alexandre Lourenço.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100