Parlamentares lançam campanha “Quero me ver na TV” e criticam regulamentação da programação de radiodifusão

 

Artubrono06082013

Parlamentares e entidades da sociedade civil repudiaram nesta terça-feira (6) a aprovação da proposta que regulamenta o artigo 221 da Constituição, que trata da regionalização da programação cultural, artística e jornalística nas emissoras de radiodifusão. O projeto foi aprovado em julho pela Comissão Mista de Consolidação das Leis Federais e de Regulamentação de Dispositivos da Constituição.  O repúdio foi feito durante o lançamento da campanha “Quero me ver na TV” organizado pela Comissão de cultura em parceria com entidades do setor. 

 

Na avaliação dos participantes do evento como o Fórum Nacional pela Democratização dos Meios de Comunicação (FNDC) e do Ministério da Cultura (MinC), a proposta do Senado contrapõe o projeto de lei (PL 256/91), da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), que regulamenta o artigo 221 e estabelece percentuais para a produção regional nas emissoras de rádio e TV. 

 

Para essas entidades, a comissão mista, ao aprovar um texto que não contempla 23 anos de debates desse tema pelo Congresso Nacional, impôs retrocesso no novo modelo de regionalização e democratização da comunicação no País.

 

O primeiro vice-presidente da Comissão de Cultura da Câmara, deputado Nilmário Miranda (PT-MG) classificou de “aberração” o texto aprovado pela comissão mista do Senado.  “A proposta aprovada no Senado vai contra a decisão dos constituintes que objetivaram preservar a diversidade cultural e regional do País. Além disso, essa proposta representa a negação de tudo que foi feito em termos culturais nos últimos 10 anos. O que foi votado é uma aberração. Quem votou não nos representam”, alertou Nilmário Miranda.

 

Já o presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Audiovisual, deputado Arthur Bruno (PT-CE), conclamou as várias frentes que atuam em defesa do setor cultural do País a denunciar o conteúdo da proposta que, na avaliação dele, foi aprovada de forma “estranha”. Ao mesmo tempo, o parlamentar petista assumiu o compromisso de lutar pela correção das distorções no texto aprovado no Senado e pela democratização do acesso da produção cultural regional e local dos veículos de comunicação do País.

 

Benildes Rodrigues

Foto: Salu Parentes

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo