Doutor Rosinha repudia críticas de má-fé à lei que protege vítimas de abuso sexual

drrosinha

O deputado Doutor Rosinha (PT-PR), presidente da Comissão de Seguridade Social, repudiou nesta sexta-feira (2) as críticas de pessoas de “má- fé na política ou as desinformadas”  à lei que regulamenta o atendimento pelo serviço público de saúde a vítimas de estupro, garantindo o acesso delas à pílula do dia seguinte.

A lei foi aprovada (PLC 3/13 – PL 60-99) por unanimidade no Congresso e sancionada integralmente pela presidenta Dilma Rousseff, na quinta-feira (1º).  “Em vez de criticar o governo, essas pessoas deveriam combater à violência sexual. Mas elas são coniventes e se calam”, afirmou Doutor Rosinha. 

O deputado explicou que a pílula do dia seguinte não é um medicamento abortivo como alegam algumas instituições religiosas, mas uma proteção à vítima de abusos sexuais, uma das violências mais intoleráveis no País. “O foco está errado. Precisamos proteger e não vitimizar as mulheres que sofrem violência sexual” defendeu Doutor Rosinha, que também é médico.

Diagnóstico- A nova lei torna obrigatória regra que já constava de portaria do Ministério da Saúde, em vigor desde 2008. O atendimento a vítimas de violência deve incluir o diagnóstico e tratamento de lesões, a realização de exames para detectar doenças sexualmente transmissíveis e gravidez. Além da pílula do dia seguinte, serão administradas drogas para tratar Doenças Sexualmente Transmissíveis.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o projeto transforma em lei o que já é uma política estabelecida em portaria. Ele ressaltou que desde que a portaria passou a vigorar, o número de abortos legais caiu para metade, de 3.600 para 1.200 (de 2008 a 2012).

Projeto– Além da sanção, a presidenta Dilma  encaminhou ao Congresso um projeto que altera dois artigos da lei, deixando clara a forma pela qual o SUS fará a interrupção da gravidez, e determinando que qualquer pessoa que tenha sofrido violência sexual tem direito ao atendimento.  “O projeto que estamos enviando ao Congresso e a regulamentação fecham as portas para qualquer interpretação de que ele tenha qualquer aspecto abortivo”, assegurou o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Leia mais:

 http://www.ptnacamara.org.br/index.php/noticias/item/14579-dilma-sanciona-sem-vetos-lei-que-garante-atendimento-a-vitimas-de-violencia-sexual

 http://blog.planalto.gov.br/dilma-sanciona-lei-que-obriga-atendimento-integral-a-vitimas-de-violencia-sexual-no-sus/ 

Ivana com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo