Petistas aderem à comunicação instantânea do microblogger twitter

banner_twitterDesde que a onda twitter chegou ao Brasil, em junho de 2009, o serviço de microblog gratuito tornou-se ferramenta fundamental para a comunicação rápida e direta entre internautas e conquistou a classe política.

Só na bancada do PT, 45 dos 77 parlamentares possuem registro na página. Pelo twitter, em poucas palavras, deputados divulgam as ações do mandato, agenda e estimulam debates com mensagens curtas que prometem esquentar as campanhas via Internet em 2010.

Até a sua criação, a comunicação entre parlamentares e a população acontecia por meio de blogs e de outras redes sociais da Internet. O twitter tornou-se a ferramenta de comunicação mais atuante, por meio da atualização em tempo real e com forte agente sociológico e publicitário. E, com a aprovação da Nova Lei Eleitoral e a possibilidade do uso da Internet sem barreiras, o twitter já é a grande aposta para as campanhas políticas.

“Para o ano que vem, o twitter vem como agente forte de mobilização. A TV e o rádio entram também, mas o twitter já tem espaço e com o adicional de que é menos complexo que os blogs”, afirmou o deputado André Vargas (PT-PR), usuário do twitter.

Para o deputado Emiliano José (PT-BA) um dos aspectos mais positivos do twitter é a instantaneidade, a possibilidade de “alimentar o público com o sentimento do momento”. Ele lembrou, no entanto, que a limitação de espaço obriga a uma comunicação direta, bem conceituada e objetiva, que pode vir a ser pobre no sentido de compreensão da mensagem.

“Basicamente, o texto principal é um título. Assim, vejo no twitter uma ferramenta fantástica de comunicação, mas que de maneira alguma substitui espaços como os blogs e outros portais”, declarou. Segundo ele, o twitter pode ajudar na campanha eleitoral de 2010, mas de forma integrada com os demais meios de comunicação.

O twitter funciona de forma simples. Basta ter um endereço de e-mail e registrá-lo na página do twitter.com. A pergunta principal, “what are you doing?” (O que você está fazendo?) serve como deixa para as postagens de até 140 toques.

No Brasil, o twitter ainda não é o preferido, mas já possui muitos adeptos. Em um mês o numero de cadastros aumentou em 71%. Os brasileiros também têm grande participação nos Trending Topics, que classificam os assuntos mais falados na rede. Recentemente o twitter ganhou o prêmio INFO como melhor rede social. Com diferença mínima, faturou o primeiro lugar com 45% dos votos, seguido pelo Orkut (44%) e o Facebook (11%).

Hérika Tavares

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também