Mudanças climáticas: comissão debate impactos sobre o mangue

manguezal

Recife, capital de Pernambuco, é conhecida como a terra do Mangue. Este bioma inspirou o Geógrafo da Fome, Josué de Castro. Motivou o músico Chico Science a criar o movimento manguebeat. O mangue está no centro da cidade, entre a ponte velha e a ponte de Ferro. Mas também é um bioma ameaçado pela ação do homem. Pernambuco é o Estado da Federação que tem o litoral mais denso em população do país. 44% da população reside numa área equivalente a 5% do território, de acordo com o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Helvio Polito.

 O assunto foi discutido na sexta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Pernambuco, em audiência pública convocada pela Comissão Mista de Mudanças Climáticas da Câmara dos Deputados. O deputado Fernando Ferro (PT-PE), vice-presidente da comissão, recebeu para a discussão pesquisadores do Ibama, Professores da UFPE, além de ecologistas, e representantes da sociedade civil.

“Estamos realizando uma série de audiências em capitais do país com o objetivo de conhecer melhor os problemas provocados pelas mudanças climáticas”, explicou o parlamentar. O deputado Sarney Filho (PV-MA) também esteve presente ao evento, que foi proposto pelo deputado Estadual Odaci Amorim ( PT -PE).

 Com o tema “As Mudanças Climáticas, os Ecossistemas Marinhos e os Manguezais no Nordeste”, o debate abriu a 12ª reunião da comissão. O geógrafo Renaldo Tenório apresentou um estudo sobre os manguezais, ressaltando a importância de proteger este ecossistema. “No Brasil, 20% dos manguezais já foram suprimidos para a psicultura. Se continuar assim, em 30 anos no Brasil não terá mais mangues”, denunciou.

Já o professor Clemente Coelho Júnior, da Universidade Federal de Pernambuco destacou o impacto das mudanças climáticas sobre os manguezais. Ele explicou que os manguezais têm papel fundamental na manutenção do equilíbrio ambiental. “O ecossistema do mangue é o que mais aprisiona CO2 na atmosfera. Mais que a floresta tropical, mais que a mata atlântica”, advertiu.

O pesquisador Moacir Cunha, estudioso dos oceanos, esclareceu a importância dos mares na manutenção do clima no Nordeste Brasileiro. “O oceano, esta máquina térmica maravilhosa, está capitaneando e pilotando tudo em termos climáticos. Mais de 50% do aumento do nível do mar vem da expansão térmica”, anunciou.

Para o deputado Fernando Ferro, a discussão foi de suma importância, uma vez que tudo o que será discutido faz parte das preparações do parlamento brasileiro para a próxima Conferência Mundial Climática da ONU, a COP-19, que ocorrerá no fim deste ano em Varsóvia, na Polônia.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100