Governo é criticado em audiência no STF sobre contingenciamento de recursos para o Fundo do Clima

O STF realizou nessa segunda-feira (21) audiência pública para debater a ação impetrada pelo PT, PSOL, PSB e Rede (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental – ADPF 708) que acusa o governo Bolsonaro de omissão ao não usar os recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo do Clima). O debate foi proposto pelo ministro Luís Roberto Barroso, relator da ação no STF. Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do PT Nacional, a discussão sobre o tema é importante para a construção de uma resistência à política de destruição ambiental do governo Bolsonaro.

Foto: Gabriel Paiva

“O Brasil passa por uma crise profunda em relação à política antiambiental promovida pelo governo Bolsonaro. Crise essa que trará consequências incalculáveis para o Brasil por muito tempo. Está sendo dilapidado boa parte do patrimônio ambiental do povo brasileiro, com consequências para o Brasil e para o mundo. As instituições democráticas, a sociedade civil e o povo brasileiro precisam agir rapidamente antes que seja tarde demais”, alertou Tatto.

Durante a audiência várias entidades ambientalistas e de direitos humanos, como a World Wide Fund for Nature (WWW-Brasil), The Nature Conservacy (TNC), Human Rights Watch Brasil, Centro de Empreendedorismo da Amazônia e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDEZAM), criticaram a atuação do governo Bolsonaro no manejo dos recursos do Fundo e em relação à ausência de políticas claras para enfrentar as consequências das mudanças climáticas no País.

Acordo de Paris

Até mesmo o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou a política de contingenciamento de recursos para Fundo Nacional sobre Mudança do Clima. Segundo ele, essa ação é inconstitucional.

Apesar de não emitir opinião específica sobre a ADPF, o ministro Luís Roberto Barroso lembrou que o Brasil é signatário do Acordo de Paris, que estabelece que os países que assinam o tratado assumam voluntariamente compromissos de redução de gases de efeito estufa e promovam ações conta o desmatamento.

Héber Carvalho com informações da Agência Câmara de Notícias

Leia a íntegra da ADPF:

Audiência Pública ADPF 708

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100