Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara
Por sugestão do líder do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), uma comissão de parlamentares está atuando para encaminhar as discussões sobre a reforma política e realização de um plebiscito, ainda este ano. A ideia é que o povo decida diretamente sobre questões como participação popular, modelo eleitoral, regras partidárias, financiamento de campanha, participação feminina, entre outros pontos que dizem respeito ao exercício da democracia no Brasil.
Na manhã desta quarta-feira os parlamentares receberam representantes do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc). Criada em 1979, a organização não governamental busca ampliação da participação social em espaços de deliberação de políticas públicas.
A intervenção da instituição visa estimular o debate público e contribuir para a construção de um novo conceito de cidadania, que agregue a ampliação da participação pública, da responsabilidade e solidariedade social.
Para a deputada Janete Pietá (PT-SP), que participou da reunião, “a sociedade civil organizada, com entidades como o Inesc, dá mais embasamento para construirmos uma proposta de plebiscito que responda aos desejos da nossa população”, afirmou.
Eliana Graça, representante do Inesc declarou ser fundamental para o país uma mudança no sistema político, “não só das questões eleitorais, mas a forma de exercício do poder”, observou. “Temos acompanhado as votações e a frustração é muito grande porque durante esses anos todos encontramos muita resistência para a mudança”, destacou Eliana.
De acordo com a deputada Iriny Lopes (PT-ES), a exemplo da reunião com a OAB e o MCCE, já realizadas, e agora com o Inesc, a bancada vai continuar a estratégia de ampliar o diálogo com as entidades da sociedade civil para somar forças e garantir mais participação popular e reforma política.
Também participaram da reunião os deputados Henrique Fontana (PT-RS) e Margarida Salomão (PT-MG).
Leia mais: Deputados do PT debatem plebiscito e reforma política com OAB e MCCE
Jonas Tolocka