Genoino pede mais investimentos na Defesa para blindar Brasil contra espionagem

GenoinoManchete

O deputado José Genoino (PT-SP) defendeu hoje  (9) a necessidade de o Brasil efetuar investimentos substanciais na área de defesa, para superar vulnerabilidades que podem expor o País a serviços de espionagem estrangeiros. A posição foi manifestada em plenário, a propósito de denúncias publicadas nos últimos dias pelo jornal O Globo, sobre  ações de espionagem de agências de segurança do governo dos Estados Unidos em território brasileiro,  violando o direito de empresas e cidadãos do País.

A ações, feitas por órgãos como a National Security Agency (Agência Nacional de Segurança- NSA), teriam ocorrido até 2002,com a facilidade de acordos firmados entre 1999 e 2001, pelo governo tucano de Fernando Henrique Cardoso.

Para Genoino,  as vulnerabilidades só serão resolvidas com investimentos na área da cibernética, na área aeroespacial e na área atômica, já previstas na Estratégia Nacional de Defesa. “Isso exige investimento, recursos e desenvolvimento tecnológico e científico”, disse.

Monitoramento – Ele elogiou a criação, pelo governo, de um grupo técnico interministerial com o objetivo de analisar, sob os aspectos técnicos e jurídicos, as denúncias de monitoramento das comunicações eletrônicas e telefônicas por parte do governo americano no Brasil e insistiu na importância de o país ter um satélite geoestacionário próprio  já que hoje depende de serviços prestados por empresas estrangeiras, em decorrência da privatização da Embratel feita durante o governo tucano de FHC.

Segundo ele, o Brasil só estará à altura dessa salvaguarda com o satélite geo-  estacionário, com investimentos na área cibernética e com a viabilização do programa nuclear. “ Essa é a nova política de defesa que o Brasil tem que adotar. Hoje, a defesa é encarada de maneira muito mais sofisticada, baseada muito mais na área da ciência e da tecnologia do que nos parâmetros passados”.
 
Genoino  frisou que a atuação de espiões estrangeiros já foi denunciada à época do governo FHC, entre os anos de 1999 e 2002,  na revista Carta Capital, pelo jornalista Bob Fernandes, que revelou a instalação de uma base norte-americana em território brasileiro, para guerra  eletrônica e obtenção de dados e de escuta telefônica   no Brasil. A revista denunciou , à época,  a montagem da espionagem no Itamarati, no Palácio do Planalto, em uma associação entre a Polícia Federal,  CIA (Agência Central de Inteligência) e DEA (Agência de Combate às Drogas dos EUA).

Genoino elogiou também o jornalista José Casado, que desde domingo (7) tem publicado no Globo denúncias sobre a instalação de bases de espionagem nos EUA no Brasil e atuação da NSA no País.

Petistas criticam duramente esquema de espionagem dos EUA

  Equipe PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também