Absolvição de Genoíno e Delúbio é a prova da perseguição jurídico-midiática contra lideranças do PT

Os deputados José Guimarães (PT-CE) e Alencar Santana Braga (PT-SP) afirmaram que a decisão da justiça que inocentou José Genoíno – ex-presidente do PT – e Delúbio soares – ex- tesoureiro do partido – após 15 anos do denominado “mensalão”, demonstram o “modus operandi” de como setores do judiciário, com apoio de grande parte da mídia e do Ministério Público, tem atuado para criminalizar o PT e suas lideranças. De acordo com os parlamentares, a ação é sempre a mesma, primeiro tenta-se destruir a reputação do acusado com grande alarde, para somente reconhecer a inocência anos depois, de forma quase silenciosa.

Na última terça-feira (18), em decisão que se tornou pública alguns dias depois, a 3ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região extinguiu a pena de Genoíno e Delúbio, por falsidade ideológica, no caso do “mensalão”. Na época, há quinze anos, eles foram acusados –sem provas – de simular um empréstimo junto ao Banco de Minas Gerais (BMG) em favor do PT.

O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães, lamenta que o reconhecimento da inocência de Genoíno tenha demorado tanto. “José Genoíno foi um dos primeiros casos de lawfare aqui no país. Desde o início desta perseguição ficou evidente que não havia qualquer indício contra Genoíno. Hoje, depois de uma década de perseguição, veio a confirmação da sua inocência. Quem vai reparar os danos na sua imagem?”, indagou.

O deputado Alencar Santana Braga também afirmou que o caso de Genoíno e Delúbio é um exemplo clássico de lawfare (em inglês, Law – direito e Warfare, conflito armado), que se refere ao uso da lei como uma arma de guerra direcionada a destruir inimigos políticos. Segundo ele, esse mesmo tipo de perseguição já tentou e ainda tenta atingir outros políticos do PT. “A grande mídia tentou destruir suas vidas (de Genoíno e Delúbio). Não conseguiu. Assim como não conseguirá destruir o PT”, ressaltou.

Em declaração ao site Consultor Jurídico, a advogada de Delúbio na ação, disse que diante da falta de provas, a decisão em favor da absolvição foi mais do que lógica.

“A decisão unânime encerra processo que nasceu natimorto. Em relação a Delúbio Soares, o STF há muito afastara a possibilidade de ter havido crime de gestão fraudulenta, tendo restado uma alegação de falsidade que nunca encontrou respaldo na prova dos autos. O reconhecimento da extinção da punibilidade dos acusados apenas reafirma o que sempre se sustentou: a inexistência de crime nos fatos apurados”, disse.

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100