Bancada do PT solidariza-se com Evo Morales e repudia “agressão europeia”

morales

A Bancada do PT na Câmara divulgou nota nesta quarta-feira (3) na qual repudia a atitude dos governos da França, Itália, Espanha e Portugal de fechar o espaço aéreo para o avião presidencial que transportava o presidente da Bolívia, Evo Morales. “Os parlamentares da Bancada do PT veem na ação uma manifestação retardatária de uma abominável consciência colonialista e de subserviência dos quatro países europeus aos Estados Unidos”, diz o texto.
Leia a íntegra da nota:
   
Agressão europeia contra a Bolívia
 
A Bancada do PT na Câmara repudia a atitude dos governos da França, Itália,  Espanha e Portugal de fechar o espaço aéreo para o avião presidencial que transportava o presidente da Bolívia, Evo Morales, sob alegação de que o ex-agente da CIA, Edward Snowden, estaria a bordo da aeronave. A Bancada do PT manifesta solidariedade e  respeito ao povo boliviano e ao presidente Evo Morales.

Os parlamentares da Bancada do PT veem na ação uma manifestação retardatária de uma abominável consciência colonialista e de subserviência dos quatro países europeus aos Estados Unidos. O avião presidencial de qualquer país, à luz do direito internacional, é inviolável.

Os governantes dos quatro países tiveram uma posição subalterna aos EUA, que promovem perseguição implacável a Snowden por este ter revelado como as agências de segurança dos EUA espionam, pela internet, as atividades de funcionários de governos e a vida privada de milhões de pessoas em todo o mundo. A Bancada elogia a conduta digna do governo da Áustria por ter permitido o pouso do avião presidencial boliviano.

Entendemos que deve haver uma reunião de emergência da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), que engloba 12 países inclusive o Brasil, para discutir a proibição dos governos europeus, já que a agressão à Bolívia se estende a toda a região.
Brasília, 3 de julho de 2013

Deputado José Guimarães (CE)
Líder do PT

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também