O deputado Luiz Couto (PT-PB) ocupou a Tribuna da Câmara para fazer uma reflexão sobre o momento político atual e sobre as manifestações populares que ocorreram em todo o país. Para o deputado, tanto o Governo federal quanto o Congresso Nacional têm se esforçado para responder ao clamor das ruas.
“Estamos mudando conforme o povo está pedindo. Essa é a casa do povo e o povo é quem dita às ordens. Estamos tentando resolver, da melhor forma, as questões colocadas em cartazes e faixas. Estamos trabalhando para uma reforma constitucional. Estamos lutando por um Brasil sempre melhor. Infelizmente, temos aqui dentro uma má formação de imaginários. Sei que muitos parlamentares durante anos usaram da desonestidade para enganar o povo. Mais sei que muitos aqui estão por um objetivo que é construir políticas públicas em benefício do povo”, disse.
Para o deputado, o povo é a voz que não pode calar. “E como nós somos representantes do povo teremos que ouvir e da melhor forma atender às necessidades dos que clamam por justiça”, disse ainda.
Ainda segundo o deputado Luiz Couto, os movimentos sociais precisam aderir a pautas ligadas aos direitos humanos. Ele citou o combate a todas as formas de discriminação e preconceito, a violência contra homens, mulheres, homossexuais, crianças, adolescentes e jovens, a tortura, o sistema prisional brasileiro, a ação dos grupos de extermínios, das milícias e das chacinas, e o combate às diversas PECs que violam os direitos das crianças, adolescentes e jovens e dos índios e quilombolas.
“Necessitamos que os Direitos Humanos sejam respeitados de todas as formas, seja social, política, econômica, cultural ou ecológica”.
Equipe PT na Câmara