Lula: Bolsonaro não tem capacidade de liderar o combate à pandemia

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva avalia que Jair Bolsonaro não tem condições de liderar o país para atravessar a atual pandemia do coronavírus. Ele criticou a atuação do governo na crise sanitária e lamentou o fato de Bolsonaro não conseguir sequer saber montar uma equipe. “O presidente da República é ignorante. Se não é, gosta de ser ignorante, faz tipo de ignorante. Fala para fanáticos. O presidente tem um círculo de pessoas que é assim, são os milicianos, que ele arregimenta há mais de 30 anos, pessoas fanáticas”, criticou.

Lula lembrou que, desde o início da crise do Covid-19, Bolsonaro fez questão de menosprezar a doença e se comportou como se a pandemia não fosse um grave problema de saúde. “Ele começou não acreditando na crise – ‘é uma gripezinha’, ‘se pegar num cara como eu que sou atleta, não vai acontecer nada’, ‘vai matar apenas velhinho de 90 anos’. E muita gente acreditou”, advertiu.

O ex-presidente recomendou que o Palácio do Planalto deveria ouvir especialistas e homens da ciência. Para Lula, o governo deveria promover reuniões com autoridades e a comunidade acadêmica para estabelecer uma estratégia de combate ao vírus.

Lula também lembrou que o verdadeiro líder é aquele capaz de ouvir as pessoas, inclusive os governadores e secretários de saúde para discutir soluções em conjunto. Infelizmente, nada disso aconteceu. Pelo contrário. O Ministério da Saúde é comandado por um general de três estrelas do Exército e o governo entregou 11 pastas aos militares e colocou 3 mil militares de baixa patente em segundo e terceiro escalão.

Governo militarizado

“Na falta de pessoas competentes, ele escuta os filhos e chama militares. É como se os militares fossem semideuses, como se resolvessem alguma coisa”, criticou Lula. “Os militares governaram este país desde a Proclamação da República e nunca deram resultado” Só o exercício da democracia, acrescentou, pode resolver os problemas brasileiros.

Lula lamenta que o atual presidente da República seja o primeiro a promover um pensamento anticientífico, fora do senso comum, incentivando uma rebeldia intelectual em detrimento do conhecimento e da ciência.

Ele ressalta que Bolsonaro “não fez nada”, a não ser criticar as pessoas com pensamento cientifico e, em vez de ser orientador, criando “uma certa desordem” no país. E, lembrou, coube à oposição e aos movimentos sociais pressionarem o Congresso Nacional por soluções que minimizassem os efeitos da pandemia. Bolsonaro sequer queria pagar um auxílio emergencial de R$ 600. O governo queria empurrar uma ajuda de R$ 200.

As declarações do ex-presidente da República foram dadas em transmissão na internet por ocasião dos 30 anos de fundação da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT), celebrado nesta quarta-feira, 15 de julho.

A live teve a participação da secretária-geral da CUT, Carmen Foro, do presidente da Contracs, Julimar Roberto, e do vice-presidente da CUT, Vagner Freitas, além de Tereza Campello, ex-ministra de Desenvolvimento Social do governo Dilma.

Por PT Nacional

Foto: Ricardo Stuckert

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100