Coronavírus: Paulão protocola notícia-crime contra Bolsonaro no STF

O deputado federal Paulão (PT-AL), com apoio de toda a bancada do partido na Câmara, protocolou hoje (9), no Supremo Tribunal Federal (STF), notícia-crime contra o presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. O deputado denuncia Bolsonaro pela prática de vários crimes por ter falado “de forma criminosa” com jornalistas no último dia 7, quando já sabia estar contaminado pela Covid-19.

Na ação, Paulão sustenta que Bolsonaro não só infringiu artigos do Código Penal, como também leis que vigoram na pandemia de Covid-19 e portarias do próprio Ministério da Saúde destinadas a enfrentar a profunda crise sanitária no País. Ele frisa, por exemplo, que o artigo 131 do Código Penal estabelece de maneira inequívoca que constitui crime “praticar, com o fim de transmitir a outrem moléstia grave de que está contaminado, ato capaz de produzir o contágio, com pena de reclusão que vai de um a quatro anos”.

Criminoso

“Ele [Bolsonaro] anunciou de forma irresponsável e criminosa o resultado do exame realizado que o atestou estar com o vírus, colocando em risco de contágio jornalistas e outras pessoas ali presentes”, diz Paulão. Num momento da entrevista, Bolsonaro tirou a máscara, contrariando todos os protocolos científicos, inclusive do próprio Ministério da Saúde, referente a cuidados para não disseminar a Covid-19. Paulão solicita ao STF a adoção de todas as medidas legais cabíveis contra Bolsonaro.

O parlamentar afirma que é inconcebível “o País inteiro e em particular o Poder Judiciário assistirem passivamente comportamentos que ultrapassam a barreira da irresponsabilidade política e traduzem-se em crimes contra a saúde pública, além de malferir normas administrativas que regem o comportamento em sociedade durante a crise de calamidade pública” no País.

Sabotagem presidencial

Ele recorda que Bolsonaro tem sabotado desde o início todas as medidas científicas para atacar a Covid-19. O capitão-presidente recusou-se a incentivar o isolamento social, o uso de máscaras em público, e também fez “chacota sobre a letalidade do vírus, quando não propaganda da hidroxicloroquina, um remédio sem eficácia comprovada cientificamente no combate à covid-19, além de se colocar insistentemente como um verdadeiro negacionista”, observa Paulão.

“A máscara, como sabido, constitui um dos itens indispensáveis para evitar a disseminação e circulação do novo coronavírus pelo ar, fundamental para impedir o avanço da pandemia que já vitimou mais de 60 mil pessoas no País”, argumenta o parlamentar. Ademais, Bolsonaro reuniu-se com ministros de Estado e outras autoridades, “sem o menor pudor, desafiando as leis e as recomendações das autoridades sanitárias”, afirmou Paulão.

Leia a íntegra da notícia-crime:

Notitia Criminis vs Bolsonaro

PT na Câmara

Foto: Gustavo Bezerra/Arquivo

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100