O deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara, reforçou, nesta segunda feira (17), em Marseille, na França, junto à diretoria da Eurocópter, a construção de uma unidade de manutenção de helicópteros para atender o Nordeste e o Norte, na Bahia.
A empresa francesa é sócia da Helibras na montagem de 50 dessas aeronaves, em Itajubá (MG). Os helicópteros militares EC-725 Super Cougar serão destinados às três Forças Armadas – 16 unidades para cada uma e duas para a presidência da República. Quatros helicópteros já foram entregues e outros três chegam ao Brasil até o final do ano. Ao final do contrato, a Eurocópter haverá transferido 50% da tecnologia para a sócia brasileira.
A convite do governo francês, Pellegrino e os deputados Perpétua Almeida (PCdoB-AC), Hugo Napoleão (PSD-PI), Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Claudio Cajado (DEM-BA), Leonardo Gadelha (PSC-PB), e Carlos Zarattini (PT-SP), visitarão nesta terça-feira (18) a 50ª edição do Salão Internacional da Aeronáutica, em Le Bourget, na região de Paris, considerada a maior feira mundial do setor, da qual participa também a Embraer.
Nesta segunda-feira a comitiva esteve em Marseille e se reuniu com a direção da Eurocópter. Em Le Bourget, a comitiva visitará a Dassaut, que está na disputa pela venda do caça Rafale para a Força Aérea, e pertence ao grupo EADS, que fatura 56 bilhões de euros/ano.
O grupo também será recebido pelo ministro da defesa francês Jean-Yves Le Drian. Na pauta, a discussão sobre a parceria estratégica entre o Brasil e a França na área da Defesa.
Assessoria da Comissão de relações Exteriores