A ex-presidenta da República Dilma Rousseff aderiu nesta terça-feira (16), ao manifesto organizado por mulheres que exigem a saída de Jair Bolsonaro do Palácio do Planalto. Intitulado “Mulheres Derrubam Bolsonaro”, o documento já reúne mais de 34 mil assinaturas.
As mesmas mulheres que fizeram ecoar pelas ruas do País campanhas como “Quem Ama não Mata”, “Fora Cunha”, “Fora Temer”, lutaram por “Diretas Já” e, recentemente mandaram um recado ao povo brasileiro na eleição de 2018, ao gritar “Ele não”, ao então candidato Jair Bolsonaro, voltam, desta vez, a se posicionar contra o fascismo, racismo, misoginia representados na figura do desgoverno Bolsonaro. “Agora, voltamos para avisar: “Ele Cai!”, assegura o documento.
“A política do (des) governo Bolsonaro – que mata diariamente cerca de mil brasileiros por Covid-19, amplifica a necropolítica e o genocídio de jovens negros, aumenta a desigualdade e o empobrecimento da população, retira direitos e faz apologia à ditadura e ao fascismo – mobilizou o Levante das Mulheres a produzir este manifesto”, justifica o texto.
O manifesto assinado também pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ), pela ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a economista e doutora em Saúde Pública Tereza Campello, e pela ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, professora de saúde coletiva da Universidade Federal de São Paulo Eleonora Menicucci, cobra ações concretas dos poderes constituídos.
“Convocamos as instituições da República a cumprir seus papéis. Já existem na Câmara dos Deputados inúmeros pedidos de impeachment; no TSE, diversas ações pela cassação de chapa Bolsonaro/Mourão por fraude eleitoral. O STF, enfim, precisa responsabilizar-se pelo presidente, que segue descumprindo a Constituição, atentando contra a liberdade e produzindo a morte de brasileiras e brasileiros”, diz o texto.
O lançamento do manifesto ocorreu no último domingo (14). Assinam também o documento, intelectuais, atrizes, produtoras, jornalistas, representantes de movimentos sociais, entre outros.
Leia e assine o Manifesto do Levante das Mulheres Brasileiras:
LEIA E ASSINE O MANIFESTO AQUI
Benildes Rodrigues