Fortificação de cálcio para bebidas à base de soja é tema de audiência na Câmara

DrRosinhaA Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados realizou, nesta terça-feira (11), audiência pública para discutir a adição de cálcio a bebidas produzidas à base de soja, medida sugerida pelo projeto de lei nº 5210/09.

Especialistas em saúde pública e representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência Nacional de Vigilância (Anvisa), além de parlamentares, trataram de diversos aspectos relacionados ao tema, inclusive dos impactos causados pelo aumento da produção e do consumo de soja no País.

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), por exemplo, considera que há questões anteriores e mais importantes do que a discussão sobre fortificação de bebidas que possuem o grão na sua composição. “A soja hoje está ligada à transgenia e ao intenso uso de agrotóxicos. Não tem sentido fortificarmos um produto, dando a entender que ele agora ficará mais saudável, quando os fundamentos que orientam a sua produção estão sendo questionados. Precisamos, sim, é fortalecer a agricultura orgânica e agroecológica, pois isso tornará desnecessária essa fortificação industrial dos alimentos, já que eles serão muito mais saudáveis desde a sua produção”, disse Fonteles, que coordena a Frente Parlamentar da Segurança Alimentar e Nutricional.

Raciocínio semelhante ao de Fonteles expressou o presidente da CSSF, deputado Dr. Rosinha (PT-PR). “Em vez de discutirmos adição, que tal uma lei que proíba a adição para todos os produtos, para que passemos a trabalhar apenas com a diversidade alimentar?”, questionou Rosinha.

A problemática dos agrotóxicos também foi levantada pela nutricionista Daniela Fronzi. “O Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos do mundo. Os Estados Unidos são os maiores produtores de alimentos do mundo, mas usa cinco vezes menos agrotóxicos do que o Brasil e isso se deve muito à soja”, disse Daniela, que integra a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio).

Laila Mouawad, representante da Anvisa, informou que a proposta não é compatível com as diretrizes do órgão. “A fortificação não é recomendável por se tratar de um produto processado, que não é leite e nem substituto do leite”, enfatizou a convidada.

O integrante do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Edélcio Vigna, falou sobre a situação da soja transgênica e da soja convencional em todo o mundo, abordando tanto questões legais quanto da produção, comercialização e problemas ambientais e de saúde humana relacionados ao produto. Ademais, Vigna lembrou que está aumentando o número de países que proíbem o plantio de espécies transgênicas.

Marcos Gontijo, da Embrapa, foi o único convidado que se manifestou favoravelmente à fortificação com cálcio. “É uma boa medida, especialmente para as crianças”, disse o pesquisador.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100