A Comissão Representativa do Congresso aprovou, nesta segunda-feira (25), mensagem do presidente da República para o envio de mais 900 militares brasileiros ao Haiti e formação de uma reserva de 400 soldados, que poderá ser enviada ao país se o governo achar necessário. Hoje, há 1,3 mil militares brasileiros no Haiti. No dia 12 de janeiro, um terremoto devastou o Haiti e deixou mais de 150 mil mortos, entre eles dezenas de militares brasileiros e a coordenadora da pastoral da criança, Zilda Arns.
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (SP) parabenizou o governo federal pela iniciativa. “Este é um momento de solidariedade mundial e de firmeza em ajudar o povo haitiano que precisa do Exército brasileiro e do governo do Brasil”, disse Vaccarezza.
Missão – As tropas brasileiras compõem a Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah, em francês). Desde o terremoto, o contingente brasileiro vem atuando na segurança, distribuição de água e alimentos, no atendimento a feridos e desabrigados.
Integram a comissão representativa pelo PT os deputados Odair Cunha (MG), terceiro secretário da Casa; Leonardo Monteiro (MG); Pedro Wilson (GO); Reginaldo Lopes (MG); Rubens Otoni (GO); Vander Loubet (MS) e Virgilio Guimarães (MG).
Gizele Benitz