Foto: Gustavo Lima
O líder da Bancada do PT na Câmara, deputado José Guimarães (CE), elogiou em plenário a decisão da presidenta Dilma Rousseff de criar quatro novas universidades no interior do País – duas na Bahia, uma no Pará e outra no Ceará. Entre as regiões contempladas, o líder petista destacou a criação da Universidade Federal do Cariri (UFCA), na região sul do Ceará. Guimarães, que foi relator da proposta de criação da UFCA na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), classificou a conquista como um “legado” do ex-presidente Lula que tem continuidade no governo Dilma.
“Foi ele, Lula, quem primeiro olhou para aquela região que não era vista, principalmente, para o Norte e o Nordeste, que jamais foram objeto de qualquer política consistente de educação, ainda mais a de extensão e de interiorização do ensino universitário. Agora, a presidenta Dilma mantém o compromisso de garantir mais cidadania e desenvolvimento às cidades polo, no Ceará e no Brasil”, ressaltou Guimarães.
De acordo com líder petista, ao sancionar a lei que criar as novas universidades, o governo levará as universidades para as regiões mais carentes e mais distantes desse País. Essa interiorização, segundo ele, permitirá o acesso de famílias do Norte e Nordeste ao ensino superior público. “O desejo desses pais é ver seu filho entrando na universidade. Muitos, no passado, se sacrificavam até para pagar uma universidade privada. Hoje, não”.
A UFCA terá sede na cidade de Juazeiro do Norte. Serão oferecidos 27 cursos de graduação, que atenderão cerca de sete mil alunos. Haverá a contratação de 197 professores, 212 funcionários de nível superior, 318 profissionais de nível intermediário e 482 cargos de direção e funções gratificadas. O investimento previsto é de R$ 157 milhões até 2015.
“O ensino superior, universitário e público, representado pela nova universidade, com sede e reitoria em Juazeiro do Norte, a terra de Padre Cícero, é uma grande conquista do povo do Nordeste”, comemorou Guimarães.
Benildes Rodrigues