Meio ambiente: Made in Brazil precisa passar a ideia de sustentabilidade

meioambiente1

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) espera dobrar o número de consumidores conscientes  no  país  até  2014.  Segundo  o  analista ambiental do ministério, Thiago Uehara,  a meta é dobrar de 5% para 10% o números desses consumidores mas, para que isso aconteça, famílias e instituições  “precisam sair do sistema linear do pega, usa e joga fora para o sistema do pega emprestado e reutiliza”. Thiago Uehara  participou do seminário “Desafios para a Implementação da Lei dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/12) realizado nesta quinta-feira (6), pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Durante o evento, Thiago Uehara destacou a parceria do ministério com os empresários e a sociedade civil no Plano de Ação para o Consumo Sustentável, mas admitiu que o país  precisa avançar ainda mais em relação ao tema. “A promoção da sustentabilidade no consumo e no varejo;  o aumento da reciclagem de resíduos sólidos; a agenda de compras públicas sustentáveis; o estímulo de iniciativas de consumo sustentável em construções e a educação para o consumo sustentável  são algumas prioridades do primeiro ciclo do plano que vai até 2014”, disse Thiago.

A expectativa de dobrar o número de consumidores conscientes foi elogiada pelo gerente de Conteúdos e Metodologias do Instituto Akatu, Dalberto  Adulis.  Segundo ele, o processo deve ser iniciado pela redução do volume do lixo produzido pela sociedade, já que o desperdício está relacionado aos modelos de produção e de consumo atual. “O  volume de lixo produzido no país cresceu de 213 mil toneladas por dia em 2007 para 273 mil toneladas por dia em 2013”, afirmou o ambientalista.  Além da educação ambiental para os consumidores, Dalberto  Adulis  defendeu mais investimentos na indústria de reciclagem e eficiência na coleta de lixo nos municípios.

Para o presidente do Instituto Ethos, Jorge Abrahão, alinhar as questões locais, nacionais e globais é  a  “chave” para o desenvolvimento sustentável do planeta.  Além de reiterar os compromissos assumidos pelos países que participaram da Conferência Rio+20, inclusive o Brasil, com a erradicação da pobreza e a redução dos gases de efeito estufa, Jorge Abrahão disse  que Brasil precisa aproveitar a liderança internacional e o produto brasileiro ser reconhecido como produto sustentável. “O  Made in Brazil precisa passar a ideia de sustentabilidade”, afirmou Jorge Abrahão. 

Para o deputado Marcio Macêdo (PT-SE), que integra a Comissão de Meio Ambiente, “o  Brasil tem todo o potencial de liderar o mercado, já que possui a maior biodiversidade do planeta, tem  trabalhado pela erradicação da pobreza e conseguiu, com antecedência de sete anos, reduzir a meta de emissão do efeito estufa”, ressaltou.  Segundo Macêdo, os governos federal, estaduais e municipais precisam buscar mais alternativas, entre elas, os consórcios públicos, também para garantir o fim dos lixões  até agosto de 2014, segundo a  Lei 12.305/12. 

Ao participar do evento,  o   secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, do Ministério do Meio Ambiente, Ney Maranhão  admitiu as dificuldades de muitas prefeituras para cumprir  a meta  estabelecida pela Lei de Resíduos Sólidos.  De acordo com o secretário, “o tema é complexo e vai além da destinação adequada do lixo gerado. A solução do problema, passa  ainda pela reavaliação dos modos de produção e consumo no país”.

A Lei dos Resíduos Sólidos institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e têm vários objetivos, entre eles: proteger a saúde pública e a qualidade ambiental;  reduzir, reutilizar, reciclar e tratar os resíduos sólidos de maneira adequada.

A Lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos vem sendo discutida em conferências municipais e regionais e será tema da  4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) que será realizada nos dias 24 a 27 de outubro, em Brasília. 

O Seminário da Comissão de Meio Ambiente também contou com a presença do deputado Jesus Rodrigues (PT-PI)

Ivana Figueiredo.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo