A décima edição do Fórum Social Mundial (FSM) começa nesta segunda-feira com pelo menos 27 eventos descentralizados ao redor do mundo. Até a próxima sexta-feira ocorre, no Rio Grande do Sul, o “Fórum Social 10 Anos: Grande Porto Alegre”. O evento terá mais de 500 atividades descentralizadas nas cidades de Porto Alegre, Gravataí, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo e Sapiranga.
Uma das atividades centrais do Fórum Social Grande Porto Alegre será o Seminário Internacional “10 Anos Depois: Desafios e propostas para um outro mundo possível”. O debate contará com a participação de mais de 70 intelectuais e dirigentes sociais do mundo todo – muitos dos quais integraram o processo de criação e construção do Fórum Social Mundial (FSM) nos últimos dez anos. Os deputados Emiliano José (PT-BA) e Pepe Vargas (PT-RS) já confirmaram presença em atividades do Fórum.
O seminário acontece em Porto Alegre e buscará examinar os novos desafios da sociedade civil e projetar os caminhos futuros para o FSM. Também deve fazer uma reflexão sistemática sobre o que foi realizado nos últimos dez anos. As atividades acontecerão na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, na Usina do Gasômetro e nos Armazéns do Porto, sempre no período da manhã.
A décima edição do FSM traz uma inovação em relação aos anos anteriores. O fórum se dará de forma permanente ao longo de todo o ano, por meio de eventos e atividade em várias partes do mundo. As atenções estarão voltadas para o tema da crise global, compreendida em suas várias dimensões – econômica, ambiental, política, social, cultural, alimentar, civilizatória.
O objetivo do FSM em 2010 é acumular análises, propostas e experiências dos movimentos e organizações sociais para enfrentar as diversas crises. O espaço de convergência desse acúmulo será o Fórum Social Mundial Dacar 2011, quando o evento volta a ser centralizado. Confira aqui a lista completa de atividades do FSM de 2010.
Equipe Informes, com assessoria do FSM