A deputada Luizianne Lins (PT-CE) e o deputado Odair Cunha (PT-MG) acusaram o governo Bolsonaro de dificultar o acesso da população ao auxílio emergencial de R$ 600. Pelo Twitter, eles afirmaram que as milhares de reclamações sobre atrasos na análise dos pedidos de auxílio, dificuldades para acessar o aplicativo (Caixa Tem) ou site da Caixa – muitas vezes fora do ar – ou mesmo para transferir o recurso já liberado, é fruto do descaso do governo com a população mais carente do País.
Nesta quarta-feira (22), milhares de usuários do Twitter reclamaram da demora na análise do cadastro para acesso ao benefício ou da instabilidade do aplicativo Caixa Tem. As reclamações variavam desde a dificuldade em obter informações virtuais sobre o andamento do pedido, ou depósito do benefício, até a impossibilidade de transferir o valor liberado para outra conta bancária. Os problemas com o aplicativo foi o assunto mais comentado na manhã desta quarta (22) no Twitter Brasil, com a hastag #CaixaTemNãoFunciona.
Para a deputada Luizianne Lins, as reclamações demonstram que o governo Bolsonaro não tem interesse em ajudar a população mais pobre. “Desgoverno Bolsonaro parece fazer de tudo para dificultar acesso das pessoas ao auxílio emergencial. Gente que precisa para não passar fome. É uma análise sem fim ou quando aprovado o depósito demora a ser realizado. É muita maldade!”, acusou.
Já o deputado Odair Cunha cobrou mais agilidade do governo para corrigir os inúmero erros do aplicativo Caixa Tem. “Aplicativo que não funciona, pedidos rejeitados, auxílios atrasados. O que a Caixa e o Governo de Bolsonaro estão esperando?! A fome tem pressa”, reclamou.
Reclamações no Twitter
Entre os usuários do Twitter que subiram a hastag #CaixaTemNãoFunciona, a reclamação é generalizada. O usuário João Brasil disse que o auxílio emergencial dele foi aprovado há vários dias, mas que até agora não foi liberado. “Aprovado, mas o dinheiro não entro (sic) na conta. Fui aprovado no dia 18 e até agora nada! Sem dinheiro sem informação e a dispensa esvaziando!!”, avisou.
Já a usuária do Twitter Elaine Cleta disse que tentou entrar no aplicativo até em horários poucos convencionais, mas sem sucesso. “Consegui logar às 4h da madrugada o app #CaixaTem qndo coloquei para transferi (sic) e informa q a solicitação está fora do horário. Tipo só em horário comercial q pode transferir e o app em horário comercial n funciona”, protestou.
Diferente dos outros, o usuário identificado como Melq San declarou que ele nem mesmo pode reclamar da instabilidade do aplicativo, porque ainda está com o pedido de auxílio “em análise”.
“Vc que ta (sic) reclamando do #caixatem, pelo menos ainda tem a possibilidade de receber dia 27, e nós que ainda ta (sic) em análise, chega a ser desesperador…”, lamentou.
Héber Carvalho