Começou nesta quarta-feira (29) e segue até o domingo (2), em Goiânia (GO), o maior encontro do movimento estudantil brasileiro. O 53º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE), se formaliza como o fórum de deliberação e eleição da nova diretoria e presidente da entidade.
Nesta edição, o Congresso da UNE fará uma homenagem aos 100 anos de nascimento do poeta e diplomata Vinicius de Moraes, autor do hino da UNE, e trará para discussão dos estudantes a importância e urgência do investimento de 10% do PIB, 50% do Fundo Social do Pré-sal e 100% dos royalties do Pré-sal na área educacional, em todos os seus níveis.
O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator do projeto de lei 4571/08, recém-aprovado na Câmara dos Deputados, que regulamenta a meia-entrada em shows e espetáculos, participa do evento. Na quinta-feira o parlamentar vai debater o tema: “O novo momento do esporte no Brasil”. O debate ocorre às 14h30, no auditório da Universidade Federal de Goiás.
São esperados cerca de 10 mil estudantes vindos de todos os estados brasileiros. Ao longo de cinco dias eles irão participar de grupos de discussão, ciclo de debates e atividades culturais.
O 53º Congresso contará com a participação de professores, parlamentares, intelectuais, jornalistas e personalidades do meio político e cultural que vão trocar experiências e conhecimento com os jovens brasileiros sobre diversos temas: reforma universitária, petróleo e a educação, racismo, homofobia, machismo, trabalho e meio ambiente.
Assessoria Parlamentar