O deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), integrante da Comissão de Educação da Câmara, parabenizou o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) pelo sucesso do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2013. De acordo com os números apresentados na terça feira (27) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a avaliação vem alcançando números de inscritos cada vez maiores. Este ano, mais uma vez, foi registrado um recorde de inscritos, com um crescimento de 26% em relação ao ano passado. No total, foram 7.834.024 estudantes que decidiram prestar o exame.
“O esforço do governo em aperfeiçoar cada vez mais essa importante prova que democratizou o acesso à universidade, tem atraído os estudantes”, disse o deputado. Na avaliação do parlamentar, a partir da decisão política da presidenta Dilma Rousseff, as universidades federais estão aderindo cada vez mais ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o que, segundo ele, tem dado mais poder ao Enem, tornando-o um importante instrumento de políticas públicas. O Sisu é o sistema informatizado gerenciado pelo MEC, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.
Segundo os dados consolidados, 36% das inscrições estão na região Sudeste e 32% no Nordeste. São Paulo foi o estado com maior número de inscritos (1.238.441 candidatos ), seguido de Minas Gerais (870.782) e Bahia (576.851). Do total de inscritos no Enem, 849.058 estudantes farão a prova para conseguir a certificação do ensino médio.
“Esses dados mostram uma grande confiança dos jovens e do povo brasileiro no Enem. De fato, é a principal possibilidade de acesso à educação superior no Brasil”, salientou o ministro Mercadante.
Andre Lage (estagiário) com Portal MEC
Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara