O líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), solicitou ao Ministério da Saúde a inclusão de jornalistas e demais profissionais de comunicação no grupo prioritário de vacinação contra a gripe (H1N1, H2N3 e Influenza B). A imunização não previne a Covid-19, porém, pode auxiliar no diagnóstico do novo coronavírus, já que os sintomas são parecidos.
Guimarães ressalta que a medida também vai resguardar trabalhadores que, assim como os da área da saúde, têm contribuído com o esclarecimento sobre a pandemia. “Graças aos profissionais de imprensa, estamos conhecendo as estratégias de prevenção e controle da doença. Nada mais justo que a categoria, que tem sido exposta aos riscos de contaminação para realizar entrevistas e coberturas, esteja prevenida contra doenças como a gripe”, defende.
Serviço essencial
De acordo com o Decreto Nº 10.288, as atividades e os serviços relacionados à imprensa são considerados essenciais. O mesmo documento também legitima medidas para evitar o adoecimento desses profissionais.
Leia a íntegra da INC Nº 409/2020 apresentada por Guimarães
Assessoria parlamentar