Com a suspensão das aulas da Educação Básica em todo o território nacional, devido à pandemia da Covid-19, o deputado federal Carlos Veras (PT-PE) apresentou projeto de decreto legislativo (PDL 150/2020) que susta os editais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame, uma das principais portas de entrada ao ensino superior no País, está previsto para ser aplicado nos dias 1º e 8 de novembro. “Não faz sentindo manter esse calendário. Muitos estudantes não contam com acesso à internet para participarem das aulas remotas e, nem mesmo, para se inscreverem no concurso, o que coloca os estudantes em condições desiguais”, explica o parlamentar.
A medida atende à demanda das entidades representativas dos estudantes e dos trabalhadores em educação (UBES, UNE e CNTE).
Para o parlamentar, o MEC deve aguardar a volta às aulas para, dialogando com os sistemas de ensino, definir novas datas, preservando o direito dos estudantes ao exame. “Esse cronograma não dialoga com a realidade que nos foi imposta, os estudantes não podem ser penalizados por isso”, conclui.
Confira o projeto na íntegra:
Assessoria de Comunicação