O deputado Edson Santos (PT-RJ) ocupou a Tribuna nesta segunda-feira (27) para elogiar as ações implementadas pelo governo Dilma e que, de acordo com ele, garantem o fortalecimento da economia e o desenvolvimento do Brasil. “Estamos estabelecendo um novo paradigma de governança em nosso País, que é exatamente cuidar da economia e cuidar do povo, dar condição à população de se desenvolver”, disse.
Edson Santos lembrou as medidas que vem sendo adotadas pelo governo federal para aumentar a competitividade das empresas nacionais. Dentre elas, ele citou a conclusão de 46% das ações previstas para o período 2011/2014 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e as ações do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Não existe uma nação forte econômica e socialmente sem uma indústria forte e competitiva, pois o setor industrial gera empregos de qualidade e tem um grande poder de irradiação sobre outros setores da economia”, frisou o petista.
O deputado do PT citou ainda outras iniciativas que, de acordo com ele, contribuem para o desenvolvimento do país. “A substancial redução da tarifa de energia, a desoneração da folha de pagamentos que favoreceu 42 setores econômicos, os tributos federais sobre os itens da cesta básica que foram reduzidos a zero, os investimentos em infraestrutura feitos pelo programa de concessões para ferrovias, rodovias e aeroportos e o novo regime automotivo são outros exemplos do compromisso do governo com o crescimento sustentável”, frisou Edson Santos.
Na mesma sintonia, acrescentou o parlamentar petista, “estão a trajetória de gradual redução da taxa básica de juros — que esperamos não seja revertida pelo Banco Central —, e a manutenção do Real um pouco mais competitivo”.
Petrobras – O deputado Edson Santos lembrou também da Petrobras que, de acordo com ele, é a principal agência de desenvolvimento do país. “A defesa da Petrobras é fundamental”. Ele lembrou que o governo decidiu antecipar para a segunda quinzena de outubro o primeiro leilão de petróleo do pré-sal sob o novo regime de partilha. “É um potencial enorme e é uma ótima notícia para a economia nacional”.
Edson Santos disse ainda que participa da articulação para a criação da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Naval.
“A presidenta Dilma acredita e aposta no futuro do Brasil. Na última década o Brasil criou 16 milhões de empregos formais, aumentou sensivelmente o poder aquisitivo das famílias e pode comemorar a vitória de 40 milhões de brasileiros sobre a fome e a miséria. Conseguimos crescer e distribuir renda com o acúmulo de muito conhecimento técnico no caminho da redução das desigualdades”, finalizou o deputado Edson Santos.
Gizele Benitz