A coordenadora da bancada feminina, deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP), vai representar à Câmara na Reunião Intercalar das Mesas dos Grupos Nacionais e Preparatória da IV Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nos dias 27 e 28, em Brasília. O jantar de boas vindas aos parlamentares dos oito países membros da CPLP- Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Timor Leste e o Brasil- será realizado neste domingo (26) às 20h, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada e contará também com a presença da deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
“Será um momento importante. De aprofundarmos a amizade entre os países e trocarmos experiências em todos os níveis: na política, na economia, na cultura e social”, afirmou Janete Pietá. Segundo a deputada, a presidência da AP-CPLP é do Timor Leste. Em seguida passará para Angola e em 2015 para o Brasil.
Janete Pietá é autora do requerimento que cria a subcomissão da CPLP, no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. O requerimento já foi aprovado e Janete deve presidir o colegiado. Ela destacou ainda, que o Senado está analisando o Projeto de Resolução do Congresso Nacional (03/09) que dispõe sobre a criação, composição, organização e competências da Comissão Mista do Congresso Nacional de Assuntos Relacionados à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. A proposta, de autoria do então deputado José Aparecido de Oliveira foi relatado pelo deputado Marco Maia (PT-RS) e aprovado na Câmara. A comissão deverá contar com seis membros (quatro deputados e dois senadores) atendendo o requisito de composição do Grupo Nacional.
A programação prevê uma série de atividades, entre elas, a apresentação e aprovação da agenda de trabalho, sessão solene em homenagem ao “Dia da África”, no plenário da Câmara; reuniões dos integrantes das Mesas dos Grupos Nacionais com a participação da Rede de Mulheres, de secretários-gerais e assessores; visita ao Palácio do Itamaraty, apresentação das delegações ao plenário da Câmara e almoço oficial oferecido pelo presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Ivana Figueiredo