Os deputados Artur Bruno (PT-CE) e Carlos Zarattini (PT-SP) elogiaram, em plenário, o anúncio feito nesta quinta-feira (23) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o governo vai adotar medidas para desonerar do PIS e da Cofins as passagens de ônibus.
“Essa é uma área estruturante e relevante para a sociedade brasileira. Sabemos que o cidadão comum, o trabalhador, na sua grande maioria, utiliza o ônibus para ir ao trabalho, para ir à escola. A desoneração vai baratear o preço da passagem ou, pelo menos, evitar que o valor suba”, explicou Artur Bruno.
O deputado Carlos Zarattiniressaltou a importância da iniciativa. “Pela primeira vez, efetivamente, vemos uma desoneração, uma política em relação ao transporte público no Brasil, que é um verdadeiro calvário do povo brasileiro, das grandes e médias cidades”, disse.
Zaratini lembrou ainda que foi aprovado na Câmara e, agora, tramita no Senado, proposta que trata da sistematização de um regime especial de tributação do transporte público. “Aprovado esse projeto, vamos ter uma desoneração muito mais ampla do transporte público. Não apenas dos tributos federais sobre a empresa, mas também sobre os veículos, o óleo diesel, a energia elétrica, os pneus”, disse o parlamentar petista.
Gizele Benitz