Aposentados e pensionistas que ganham até três salários mínimos podem ser beneficiados com a suspensão ou até anistia dos contratos de empréstimo consignado com os bancos. É o que propõe o deputado federal Joseildo Ramos (PT-BA), que protocolou, nesta terça-feira (24), projeto de lei determinando a suspensão das parcelas de pagamentos dos empréstimos enquanto durar a pandemia do coronavírus, além de estipular o perdão da dívida de quem já pagou o valor original do empréstimo.
“É fundamental que nosso momento de crise, a gente estabeleça ações que garantam renda para o público de risco, garantindo maior poder de compra, até porque os aposentados são os responsáveis por ajudar a colocar a comida na mesa de milhares de famílias que dependem também do trabalho informal, principalmente no Nordeste”, assinalou.
Na justificativa do projeto, o parlamentar destacou ainda que a medida não afeta a solidez financeira das instituições bancárias e garante a contribuição de quem mais tem condição de ajudar nesse momento de crise. Joseildo também defendeu a anistia da dívida com origem nos juros bancários. “É chegado o momento de todos contribuírem, principalmente os bancos que experimentaram crescimento de 18% dos seus lucros em 2019. Portanto, nada mais justo que a gente zere o pagamento de juros de quem já pagou sua dívida”, concluiu.
Assessoria Parlamentar