Liberdade religiosa será o tema do 10º Seminário LGBT no Congresso Nacional

naohomofobia

Em sua décima edição, o Seminário LGBT no Congresso Nacional, que acontecerá nesta terça-feira (14), abordará a diversidade religiosa e a liberdade de credo. Sob o lema “Liberdades, abram as asas sobre nós”, a atividade terá início às 9h, no plenário 2 da Câmara, e continuará no período da tarde no auditório Nereu Ramos, a partir das 14h.

Um dos propositores do evento, no âmbito da Comissão de Legislação Participativa, o deputado Paulão (PT-AL) considera que o seminário é oportuno para qualificar essa discussão. “A intolerância religiosa é um ato anticivilizatório e, por outro lado, a nossa Constituição consagrou o Estado laico como um dos pressupostos da nossa nação. Esperamos que o seminário possa sensibilizar a sociedade e diminuir o nível de tensionamento na Câmara em relação a esse tema. Ninguém pode ser criminalizado porque discorda de dogmas religiosos, assim como todas as crenças devem ser respeitadas”, disse Paulão.

Para o deputado Luiz Couto (PT-PB), num contexto no qual ocorre uma “ofensiva fundamentalista” contra os direitos de minorias, o seminário cumpre o papel importante de promover o debate sobre esse tema delicado. “Não podemos aceitar que a religião seja usada para violar direitos humanos. O próprio Papa Francisco lembrou recentemente que o confessionário não pode ser uma ‘lavanderia’, mas tampouco pode ser uma ‘sala de tortura’. O respeito à dignidade humana deve ser garantido e é disso que tratará o seminário”, afirmou Couto, que é sacerdote católico.

“Mesmo aqueles que não possuem religião, que se declaram ateus, devem ser respeitados. O Brasil é o país da diversidade cultural e religiosa e isso é um princípio fundamental da nossa sociedade”, acrescentou Luiz Couto.

O deputado Paulão também lamenta que a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, pela primeira vez desde que o seminário foi criado, não participe da sua organização. “Seria ideal que o seminário pudesse ser conduzido mais uma vez pela Comissão de Direitos Humanos, mas como ela está, neste momento, caminhando na contramão da história, é positivo que a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos assuma essa tarefa, o que também é um recado para a sociedade civil: mesmo com o retrocesso da comissão, a Câmara continua sendo um espaço para o debate dos direitos humanos”, ressaltou o parlamentar alagoano.

Excomungado – Um dos palestrantes do evento será Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, recém-excomungado pela Igreja por emitir opiniões contrárias aos dogmas católicos, especialmente em questões da sexualidade. “A religião cristã é um caminho de transcendência que não se choca de maneira alguma com a sexualidade. Pelo contrário, para viver o amor cristão é necessário o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual”, disse.

O seminário é organizado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) em parceria com três comissões da Câmara dos Deputados: Cultura, Educação e Legislação Participativa, além da Frente Mista pela Cidadania LGBT e da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos Humanos. O evento será transmitido ao vivo pelo portal da Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br/webcamara) e poderá ser acompanhado também pelo Twitter do PT na Câmara (@ptnacamara).

Rogério Tomaz Jr. com Agência Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100