O deputado Vanderlei Siraque (PT-SP) comunicou no plenário a realização do seminário da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, no último dia 2, na região do Grande ABC.
Ele conclamou os prefeitos do ABC, especialmente Luiz Marinho, de São Bernardo, Presidente do Consórcio dos Municípios do ABC, para recriar o grupo de trabalho do setor químico, petroquímico e plástico.
“Estamos trabalhando a competitividade do setor. A Presidenta Dilma já está enviando para esta Casa a redução do PIS/COFINS, que vai passar de 9,2% para 1%. Agora, nós pedimos ao Governo do Estado de São Paulo que reduza também o ICMS, porque não adianta a Presidenta Dilma reduzir o PIS/COFINS e, em São Paulo, esse ICMS continuar em torno de 18%, acirrando a guerra fiscal existente entre os Estados do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, de São Paulo e principalmente da Bahia”, afirmou Siraque .
Segundo o deputado, o Grande ABC é uma das regiões mais importantes do Brasil no setor petroquímico. A primeira petroquímica do Brasil foi da região do ABC. Depois veio a Copesul, no Rio Grande do Sul e a Copene, em Camaçari, na Bahia.
Equipe PT na Câmara