Foto: assessoria parlamentar
Uma notícia aguardada há mais de duas décadas pelos setores da indústria de mineração do Rio Grande do Sul e do Brasil foi anunciada nesta sexta-feira (3) pelo diretor de Geração das Centrais Elétricas Brasileiras (Eletrobras), Valter Luiz Cardeal de Souza. Durante o seminário “Alternativas para o Desenvolvimento da Região Carbonífera do RS”, proposto pelo deputado federal Ronaldo Zulke (PT/RS) por meio da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara, ele informou que o Diário Oficial da União publicara a data de realização do Leilão A-5 com a participação do carvão do Sul do Brasil para o dia 29 de agosto de 2013.
Segundo Cardeal, o contrato para participação do mineral no leilão terá a duração de 25 anos. “Vamos transformar o Rio Grande do Sul em um polo tecnológico com a queima limpa do carvão”, avançou, salientando que existe tecnologia disponível para o uso ambientalmente correto e sustentável da matéria-prima.
As informações arrancaram aplausos da plateia que, durante todo o dia de hoje, ocupa o teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa para discutir o tema. Antes de dar a boa notícia, Cardeal agradeceu ao deputado Zulke a oportunidade de realizar o debate, classificando o parlamentar gaúcho como “um lutador, em especial, por esse vetor de desenvolvimento do País, que é o carvão mineral”.
Entre os participantes do seminário estão prefeitos, vereadores e secretários dos municípios da Região Carbonífera, entidades empresariais e de trabalhadores. O seminário “Alternativas para o Desenvolvimento da Região Carbonífera do RS” é uma realização conjunta entre a CDEIC, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do RS, presidida pelo deputado estadual Daniel Bordignon (PT) – por proposição do deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) -, a Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho, também coordenada pelo deputado Valdeci, e a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Carvão Mineral, presidida pelo deputado federal Afonso Hamm (PP/RS).
O evento também discutirá as perspectivas de investimentos nos polos navais do Estado.
Asssessoria parlamentar