Luta unificada das centrais sindicais é crucial para combater retrocessos do governo Bolsonaro, diz Pimenta

Para fazer frente aos retrocessos sociais, trabalhistas e econômicos implementados pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro, um dos caminhos é a unificação da luta das centrais sindicais. A recomendação foi feita hoje (26) pelo líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), durante a Plenária Nacional – Em Defesa dos Serviços Públicos Municipal, Estadual e Federal, das Empresas Estatais, do Brasil e dos Trabalhadores, realizada no Sindicato dos Bancários de Brasília. “O caminho é um só: resistência, luta e mobilização contra o governo neofascista Bolsonaro”, frisou Pimenta.

No encontro promovido por CUT, CTB, CGTB, Intersindical, CSP-Conlutas e diversas confederações, federações e sindicatos que organizam as categorias do funcionalismo público, Pimenta discorreu sobre a conjuntura na América do Sul, onde o grande capital internacional joga uma política de “terra arrasada” a fim de fazer prevalecer seus interesses, com a articulação de golpes e desestabilização, num cenário em que os Estados Unidos têm papel central, com o apoio de setores da elite da região e de governos subalternos como o de Jair Bolsonaro.

Paulo Pimenta é de opinião que o momento de enfrentamento do governo Bolsonaro é crucial, pois o que está em jogo é o futuro do Brasil: ou um modelo excludente e concentrador de renda, que privilegia as elites, como é o de Bolsonaro, ou uma alternativa progressista que combata as desigualdades e gere empregos e distribuição de renda, como foram os governos Lula e Dilma. “Estamos no palco de batalha, o momento é histórico, é preciso mobilização, luta e unificação da pauta”, comentou o líder do PT.

Golpes por encomenda

Pimenta lembrou que do golpe contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016 até o recente golpe contra o presidente Evo Morales, da Bolívia, ficou evidente a reorganização do capitalismo internacional e dos seus interesses na América do Sul. “A Bolívia tem as maiores reservas de lítio do planeta, o Brasil a maior biodiversidade e a Venezuela a maior jazida de petróleo”, observou o líder petista. Nesse cenário, os interesses estrangeiros tentam evitar a ascensão de governos populares, nacionalistas e progressistas, disse.

No caso do Brasil, observou que a desestabilização de Dilma começou com a Operação Lava Jato, o golpe contra Dilma e a perseguição a Lula”. Quem não ligar esses fatos ao que está acontecendo hoje não entende nada do que está acontecendo”, disse o líder.

Tudo pelo lucro

Pimenta avaliou que o projeto do governo de extrema direita Jair Bolsonaro tem como alvo “a destruição completa do Estado criado pela Constituição de 1988, ao aniquilar a saúde e a educação públicas, para garantir lucro aos que defendem o modelo neoliberal. “SUS significa menos lucro para os planos de saúde, universidade pública, menos lucro para os empresários do setor de educação”, exemplificou.

Sabujo dos EUA

O parlamentar criticou Bolsonaro por se colocar como “sabujo dos EUA na América do Sul”, atuando como preposto de Washington no subcontinente. Pimenta denunciou que há evidências de que o governo Bolsonaro atuou diretamente na articulação do golpe que derrubou Evo Morales e alia-se aos grupos que tentam desestabilizar a Venezuela. “O governo Bolsonaro é a face mais nefasta do que está ocorrendo na América do Sul”, comentou.

Pimenta recordou que há dez anos a região tinha governos progressistas no Brasil, Argentina, Bolívia, Equador, Uruguai e Venezuela, mas em razão dos interesses em torno da reorganização do capitalismo global, houve rupturas institucionais na região. “Foram derrotados (os interesses estrangeiros) nas urnas, mas se reorganizaram para atacar a soberania da América do Sul, comentou o líder petista. “Hoje, a luta dos povos no Chile, Bolívia e Equador tem tudo a ver conosco, pois o mesmo modelo em implementação aqui no Brasil os interesses externos querem para a região” como um todo”, explicou Paulo Pimenta.

Assista à fala de Paulo Pimenta:

 

PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100