Núcleo Agrário do PT na Câmara debate avanços e desafios da agricultura familiar

pepevargaspadrejoaoD1

Foto: Rogério Tomaz Jr.

Muitas e fundamentais conquistas, enormes desafios. Esta é a síntese do primeiro dia de debates do seminário promovido pelo Núcleo Agrário da bancada do PT na Câmara sobre agricultura familiar e reforma agrária. O evento teve início na quarta (10) e segue até a tarde desta quinta-feira (11).

O coordenador do Núcleo Agrário, deputado Padre João (PT-MG), explicou o duplo papel do evento. “Pretendemos fazer um balanço dos dez anos do governo democrático-popular nas questões agrárias e, sem dúvida, sabemos que obtivemos inúmeros avanços e devemos comemorar isso. Entretanto, queremos também pontuar alguns gargalos e algumas potencialidades para que possamos avançar ainda mais. Este e o objetivo do seminário”, disse Padre João.

Outro idealizador do seminário, o deputado Padre Ton (PT-RO), entende que os 89 parlamentares do PT, a maior bancada da Câmara, devem ser engajar mais para o fortalecimento da agricultura familiar. “A agricultura familiar responde por 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros e representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, recebe muito menos recursos do que o agronegócio. Precisamos ampliar investimentos e cuidar da reforma agrária”, argumentou Padre Ton.

Entre inúmeros dados positivos, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), deputado licenciado Pepe Vargas (PT-RS), expositor na primeira mesa do seminário, destacou que, dos 87 milhões de hectares nos quais houve alguma intervenção do Estado em prol da reforma agrária, 57% – quase 50 milhões de hectares – desta área foi fruto de ações nestes dez anos do PT à frente do governo federal. “Temos ainda uma estrutura fundiária perversa e concentradora, mas esta área reformada já supera os 83 milhões de hectares que somam os imóveis acima de 5 mil hectares”, ressaltou Vargas.

O deputado Bohn Gass (PT-RS) lembrou a mudança de rumos da política para a agricultura familiar nos dois mandatos do ex-presidente Lula e nos dois anos da gestão Dilma Rousseff. “Nestes dez anos, realizamos um trabalho muito diferente do que os neoliberais fizeram. Enquanto eles desestruturaram a assistência técnica, mantiveram os juros altos e não tinham programas de compras públicas, nós invertemos completamente essa lógica e criamos políticas efetivas para combater a miséria no campo e garantir o desenvolvimento e a dignidade das pessoas”, apontou Bohn Gass, que é o Secretário Nacional Agrário do PT.

Participaram do primeiro painel do seminário o presidente da Embrapa, Maurício Antônio Lopes, representantes de vários órgãos do governo e de movimentos sociais como a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), a Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e a Via Campesina, entre outros.

Dentre os deputados e deputadas petistas, também acompanharam o primeiro debate: Assis do Couto (PR), Domingos Dutra (MA), Erika Kokay (DF), Janete Rocha Pietá (SP), Jesus Rodrigues (PI), Leonardo Monteiro (MG), Luci Choinacki (SC), Marina Sant’Anna (GO) e Valmir Assunção (BA).

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100