Definição de responsabilidades e finanças dos municípios domina debate sobre LRE

valdenorD1

 

Foto: Salu Parente

Autoridades e parlamentares concordaram nesta quarta-feira (10) com a criação da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE), desde que a nova legislação defina com exatidão a responsabilidade dos entes federativos em relação à aplicação dos recursos no setor. No debate coordenado pelo presidente da comissão que analisa o Projeto de Lei 7420/2006, deputado Waldenor Pereira (PT-BA), os convidados afirmaram que a lei pode garantir uma efetiva melhoria na qualidade da educação no País.

“Essas contribuições vão ajudar o relator a montar um documento que contemple a montagem da Lei de Responsabilidade Educacional. Não apenas sobre o viés da melhoria da qualidade da educação, mas também sob o ponto de vista da criminalização do mau uso dos recursos públicos e da eficiência na gestão”, declarou Waldenor.  

Entre os representantes do Ministério Público, prevaleceu a ideia da cobrança rigorosa por mais eficiência na aplicação dos recursos. Para a Coordenadora do Grupo de Educação da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, Maria Cristina Cordeiro, “a nova LRE precisa focar mais na normatização das responsabilidades dos gestores e menos em questões programáticas”.  

Já o vice-presidente da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores e Defensores da Infância e Juventude, Richard Pae Kim, destacou que a nova LRE precisa ser funcional.  “Ela tem que garantir aos alunos mecanismo direitos para que ele exija um mínimo de qualidade na educação”, cobrou.  

Custos – Por outro lado, a vice-presidente para Assuntos de Educação da Frente Nacional de Prefeitos, a ex-prefeita de Betim (MG), Maria do Carmo Lara, destacou que a nova lei também precisa levar em conta a realidade do País. “A cada dia os municípios ganham mais responsabilidades e tem cada vez menos recursos”, alertou. Para ela, se a nova LRE não observar a situação financeira dos municípios na divisão das responsabilidades, “daqui a pouco tempo ninguém mais vai querer ser prefeito”, alertou.  

Também estiveram presentes na reunião os deputados Arthur Bruno (PT-CE), João Paulo Lima (PT-PE), Margarida Salomão (PT-MG) e Newton Lima (PT-SP).

Héber Carvalho

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100