Em reunião da bancada do Ceará realizada nesta quarta-feira (10), o deputado José Airton (PT-CE), defendeu a reestruturação do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (Dnocs). Além do Dnocs, os parlamentares debateram sobre o Banco do Nordeste (BNB) e a seca que assola a região.
José Airton considera a proposta de mudança da sede do departamento para Brasília um equívoco e pediu firmeza aos parlamentares na defesa do Dnocs. “Nós precisamos fazer um trabalho de reestruturação desse órgão e isso envolve toda uma conceituação da sua atuação, o seu papel e a questão da gestão que precisa ser profissionalizada”, disse.
O deputado criticou o esvaziamento da instituição que foi criada em 1909 e tem longa trajetória de construção de açudes, perímetros irrigados e investimentos na piscicultora. São 327 barragens, totalizando 27 bilhões de m³ de águas, além de milhares de poços tubulares. Ele administra 27 perímetros irrigados, 14 deles no Ceará, tornando possível a moradia numa região árida.
Links: http://www.ptnacamara.org.br/index.php/component/content/article/42-noticias/14286–
Assessoria Parlamentar