Lula sanciona lei de assistência técnica e extensão rural

21-12-lula cafe-D1O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural, que institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural. A lei é voltada à agricultura familiar, a assentados de reforma agrária, aos povos indígenas e aos remanescentes de quilombos, entre outros, e servirá para assessorar as diversas fases das atividades econômicas.

O objetivo é aumentar a produção e a qualidade das atividades e serviços agropecuários, não agropecuários e agroextrativistas. A lei também cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.

A nova lei permite que empresas públicas contratem assistência técnica sem licitação, desde os prestadores de serviço sejam pré-qualificadas, explicou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. “Essas empresas só vão receber do governo depois que os agricultores atestarem ter recebido um serviço de qualidade”, disse o ministro.

O presidente da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica Extensão Rural (Asbraer), José Silva, elogiou a sanção da lei e lembrou que na década de 1990 esse serviço foi sucateado, o que levou a agricultura a passar por dificuldades.

Na avaliação do deputado Francisco Praciano (PT-AM), a nova lei representa mais uma iniciativa do governo com forte objetivo social. “O governo Lula cada vez mais amplia seu programa social em favor de uma área importantíssima, que é o vetor da economia, da cidadania e da renda do interior, do homem do campo. O governo Lula consolida cada vez mais seu programa social para a camada mais necessitada da população”, afirmou.

Para o deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), a sanção da lei é um resgate da dívida que o setor urbano tem com a área rural. “É uma discussão que havia sido esquecida no passado e é de extrema importância, porque não adianta entregar a terra sem dar o suporte técnico essencial”, afirmou. Segundo ele, “a nova lei demonstra que o presidente Lula não está apenas preocupado como pré-sal ou a compra de aviões, mas também com aqueles que vivem da terra. É uma dívida com o setor rural que resgatamos”, disse.

O governo tem agora 30 dias para editar decreto regulamentando a lei. A expectativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário é que já seja possível trabalhar amparado nas novas regras a partir de fevereiro ou março.

Equipe Informes, com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100