Núcleo Agrário do PT reúne-se com ministro em defesa da reforma agrária

Integrantes do Núcleo Agrário do PT na Câmara dos Deputados participaram na quarta-feira (3) de audiência com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, e o Presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Carlos Guedes.

O ministro Pepe Vargas abriu a reunião, agradecendo às contribuições do núcleo agrário e destacando os avanços e desafios do ministério nas questões agrárias. O coordenador do núcleo, deputado Padre João (PT-MG), listou as principais reivindicações: retomada das desapropriações para fins de reforma agrária, desenvolvimento dos assentamentos, programas de créditos para os assentados e maior participação dos movimentos sociais para formatação de um programa para implantação a partir da safra 2014/2015.

 Presente à reunião, o deputado Leonardo Monteiro (PT-MG) parabenizou todos os avanços do ministério, mas defendeu a necessidade de dar soluções aos problemas sociais da Reforma Agrária, com a demarcação de terras dos quilombolas e dos índios, principalmente em Minas Gerais. “Precisamos dar uma resposta para questões como a de Felizburgo, a Fazenda da Prata, em Pirapora, e tantas outras que há anos não têm respostas”, afirmou Monteiro.

 O presidente do Incra, Carlos Guedes, fez uma exposição dos desafios da Reforma Agrária, e afirmou que o atraso no processo dos assentamentos deve-se, em muitos casos, ao Judiciário. Guedes se comprometeu a destravar processos que estão parados na Justiça, e que poderiam liberar 270 imóveis, cerca de 500 mil hectares, para novos assenta mentos.

“Há desrespeito de alguns juízes à Lei Complementar 76 de 1993, que prevê o Rito Sumário no processo de desapropriação de imóveis rurais para a Reforma Agrária em casos de interesse social. Além do descumprimento dos prazos fixados pela legislação. A sociedade brasileira tem que saber que o processo da Reforma Agrária é complexo e merece atenção”, acrescentou o presidente do Incra.

 O ministro Pepe Vargas ressaltou o respeito do governo aos movimentos sociais. “Estamos nos preparando para receber dois grandes eventos dos movimentos, o Abril Vermelho e o Grito da Terra, para darmos respostas às principais reivindicações” concluiu Vargas. Ao final do encontro, ficou definida a realização de uma agenda de trabalho com sugestões dos integrantes do Núcleo Agrário e a equipe do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

 Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100